Walter Salles deve dirigir 'Pé na estrada', de Kerouac
O cineasta brasileiro Walter Salles deverá dirigir uma versão para o cinema de On the Road - Pé na estrada, adaptação do clássico livro de Jack Kerouac, com produção executiva de Francis Ford Coppola, segundo informações da revista especializada americana Hollywood Reporter.
A produtora Zoetrope, de Coppola, detém os direitos do romance desde 1979, mas ainda não havia filmado a adaptação por não ter encontrado a equipe adequada.
"O livro é inerentemente difícil de adaptar para as telas, e até agora não havíamos achado a combinação certa de diretor e escritor para fazer justiça à obra", disse Coppola.
O roteirista Jose Rivera - que trabalhou com Salles em Diários da Motocicleta - está adaptando o livro para as telas, e Rebecca Yeldham, a produtora-executiva de Diários, vai produzir o filme.
A produção executiva ficará a cargo de Coppola, Robert Rock e John H. Williams.
Salles e Rivera deverão escolher os atores e iniciar a produção no ano que vem, segundo o site da Hollywood Reporter.
Moderno
Escrito no estilo "fluxo de consciência", as crônicas de Pé na Estrada contam as viagens do personagem Sal Paradise - considerado um alter ego do escritor - pelo México e Estados Unidos nos anos pós-guerra.
Quando foi publicado, em 1957, Kerouac foi aclamado como uma das maiores figuras literárias da época e transformado em relutante porta-voz da geração beatnik.
Para Salles, "Pé na Estrada é um livro seminal que deu voz a uma geração - capturou sua fome de experiência, a resistência em aceitar verdades impostas e a insatisfação com o status quo".
"É tão moderno hoje quanto há 40 anos", disse ele.