O Natal é uma das celebrações mais esperadas do ano. Cada povo tem a sua tradição para comemorar o nascimento de Jesus Cristo. Árvores, bolas natalinas, velas, estrelas e muitos outros símbolos são usados como forma de preparação para a chegada deste grande dia. Estes são os principais e os mais conhecidos com os seus significados:
Árvore: um dos símbolos mais populares das celebrações natalinas, o pinheiro simboliza a vida, pois é uma das árvores que sempre se mantém verde, mesmo durante o inverno. É o símbolo de esperança, alegria e vida nova.
Bolas: as bolas coloridas de Natal representam os frutos da vida humana e seus desejos, como o amor, esperança, perdão e alegria. E, ainda, as graças que recebemos diariamente.
Vela: simboliza a presença de Cristo como a luz do mundo. Cada Natal deve renovar a nossa fé em Jesus e nosso empenho em viver n’Ele, na sua luz.
Estrela: os magos foram guiados por uma estrela para chegarem a Belém. A estrela de quatro pontas e uma cauda luminosa.
Sino: as badaladas dos sinos de Natal, representam o anúncio do nascimento de Jesus.
Presépio: ele representa o momento do nascimento do menino Jesus e a chegada dos Reis Magos para entregar os presentes. A tradição, situou este lugar como sendo uma gruta ou estábulo com fenos, animais. Também, Maria, José e o menino Jesus e o burrinho que transportou a família de Nazaré para Belém.
Papai Noel: é o nome do bom velhinho de roupas vermelhas e longas barbas brancas para dar presente às crianças. Diz a lenda que São Nicolau era um bispo nórdico, que tinha o hábito de ajudar as pessoas pobres. Ele colocava um saco com moedas próximo a chaminé da casa de quem seria ajudado.
Guirlanda: colocadas principalmente nas portas das casas, ela é o símbolo de boas-vindas, de proteção e abundância. É uma visão carinhosa de boas intenções, de paz, prosperidade, evolução e recomeço.
Anjo: representa o anjo Gabriel (o anjo da anunciação). Ele foi o responsável por levar a mensagem do nascimento de Jesus a Maria.
Ceia de Natal: tem o significado de banquete eterno e união da família. Ela se originou do antigo costume europeu, de deixar as portas abertas no dia do Natal para receber viajantes e peregrinos para a confraternização. Eram preparados diversos pratos. Esta tradição se espalhou pelo mundo e cada região foi acrescentando uma comida típica do local.
Poinsettia: esta flor de origem mexicana é conhecida como “Flores da Noite Santa”. Sua forma é conhecida como símbolo da estrela de Belém, que conduziu os Três Reis Magos até Belém. Suas folhas vermelhas simbolizam o sangue de Cristo.
Presentes: a origem de se dar presentes no Natal surgiu em razão dos presentes que os reis magos levaram para o menino Jesus.
Tenham todos um Feliz Natal!