DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Saiba mais sobre o GGGD: Ganhar, Gastar, Guardar e Doar

GGGD são os 4 pilares da educação Financeira: Ganhar, Gastar, Guardar e Doar.
Gastar talvez seja o que as pessoas fazem melhor, mas a maioria nem imagina que está sabotando a si mesmo.

Ganhar dinheiro

Ganhar dinheiro deve ser o primeiro foco da nossa preocupação. É o principal pilar de toda a nossa prosperidade financeira. Sem o dinheiro, não é possível nem economizar e muito menos gastar, que dirá poupar…

Ganhar dinheiro vai muito além de ter um salário. Nos dias de hoje, as possibilidades são infinitas. Você pode ganhar dinheiro desde com as ideias mais simples, como cozinhando, passeando com cachorros na rua, com um negócio próprio, vendendo produtos de beleza.

Hoje, com a internet, ficou ainda mais fácil criar uma fonte de renda. Adapte um talento natural, como cozinhar, por exemplo. Crie e venda e-Books, cursos on-line. Na verdade o céu é o limite!!!

Você só precisa de uma ideia, fé e dedicação.

Poupar dinheiro

Depois de aprender a ganhar mais, você precisa aprender a poupar, antes de começar a gastar ( hehehe. Desculpe, mas é verdade!!!)
E não é porque você está ganhando mais que vai gastar mais também; porque, infelizmente, a maioria das pessoas faz isso. Tem que aprender a poupar esse dinheiro que você está ganhando a mais.

LEIA TAMBÉM  Vai comprar um carro novo? Comprar ou não as garantias adicionais? - Saúde Financeira

A base da educação financeira é poupar um percentual de seus ganhos mensais. Defina a partir de 10% de tudo que ganha para poupar. Depois, vá aumentando este percentual… até chegar no ideal, que seria em torno de 20% ou 30%, dependendo da sua organização.
Poupar não cria apenas segurança, mas disciplina, limite e auto respeito.

Desenvolvendo o hábito de poupar você pode aproveitar a oportunidade para fazer o dinheiro crescer, investindo. É o ato de poupar que vai ajudar a trilhar o caminho para a prosperidade.

Gastar dinheiro

Depois de aprender a ganhar e poupar, vem a parte interessante: gastar!

E gastar dinheiro merece a mesma atenção.

Enquanto poupar é o pilar da prosperidade, Gastar é considerado o grande vilão. Mas na verdade o ato de gastar também deve vir acompanhado do prazer em proporcionar para você e sua família coisas que só foram possíveis porque você poupou. E é possível aprender a gastar dinheiro.

Fala para mim: quem gosta de abrir a carteira porque tem vontade de comprar algo só pra descobrir que não tem dinheiro suficiente lá dentro?

LEIA TAMBÉM  Azul começa a vender passagens para os Estados Unidos a preço promocional

É super possível aprender a comprar com moderação, com mais consciência.

Independentemente de você ter muito dinheiro em mãos ou quase nada, gastar com sabedoria é uma boa ideia. Isso permite que você aproveite ao máximo sua grana.

Seja próspero em todas as áreas da sua vida, inclusive na financeira. Acredite e adote hábitos saudáveis como poupar e compras planejadas. Desenvolva também sentimentos bons como doação e gratidão: são fundamentais para quem quer prosperar.

Doar dinheiro

Doação é o último pilar que a gente vai falar hoje, e é de extrema importância no caminho da prosperidade. Quando você também pensa no outro, você está alargando o seu horizonte de percepção: então além de ajudar ao próximo; você ainda estará se planejando a fazer isso, o que com o tempo, vai se tornar um hábito super saudável em sua vida.

E este pilar você pode exercitar agora mesmo; acabamos de escapar de um furacão imenso, nossos vizinhos nas Bahamas não tiveram a mesma sorte. Está na hora de juntar o necessário e ajudar o pessoal das Bahamas. Procure um centro de doação perto de você!
Aprenda, dedique-se, informe-se, desenvolva-se e transforme a sua vida para algo muito mais recompensador.
Uma ótima semana a todos!

LEIA TAMBÉM  FBI investiga possíveis ciberataques russos à imprensa

Comments

comments

Tags: ,,,,,,

Claudia Fehribach
Claudia Fehribach
Carioca, formada em Artes pela Universidade do Rio de Janeiro. Conselheira financeira especialista em orçamento, aconselhamento de crédito pessoal e hipotecas reversas. Atua na empresa DebtHelper.com. Envie sua dúvida por email.



291