Vírus da gripe dessa temporada é mais severo em crianças
“Pudemos mostrar que a gripe AH3N2 causou mais que o dobro das hospitalizações e visitas a departamentos de emergência para crianças pequenas em comparação com outras cepas de gripe”, disse à “Reuters Health” a autora Dra. Marie Griffin, que dirige Vanderbilt Master of Public Health Program na Vanderbilt University Medical Center, em Nashville.
Pesquisas anteriores também ligaram o vírus a maiores taxas de hospitalização e morte entre adultos. Esta nova evidência de sua virulência em crianças surgiram durante uma análise mais ampla das taxas de vacinação contra a gripe.
Dra. Griffin e sua equipe examinaram os registros médicos de 11 temporadas de gripe consecutivas em um condado no Tennessee, durante um período em que a política nacional de vacina mudou. Antes de 2004, as vacinas contra a gripe para crianças eram recomendadas apenas para aqueles mais vulneráveis e com mais risco de pegar. A política se tornou mais inclusiva ao longo do tempo até 2010, quando a vacina foi recomendada para todos com 6 meses de idade ou mais.
À medida que a política mudou, as taxas de vacinação entre as crianças no Tennessee aumentou de 6% em 2000-2001 para 38% em 2010-2011, disseram os pesquisadores.
A vacina deste ano apenas irá proteger parcialmente contra a cepa H3N2 porque o vírus sofreu uma mutação desde que as vacinas foram feitas, disse na semana passada os Centros de Controle e Prevenção de Doenças.