Por causa da pandemia de Covid-19 e por prazo determinado, os Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA anunciaram que até 1º de dezembro permitirão que os empregadores aceitem o Formulário I-797 (Notice of Action ou Notificação de Ação, em português) de seus funcionários como documento que mostra a aprovação do formulário I-765 (Aplication for Employment Authorization – EAD Approval Notice).
A medida se deve ao acúmulo de processos e consequente atrasos pela agência na liberação de processos imigratórios, mas se refere somente aos formulários emitidos entre 1º de dezembro de 2019 e 20 de agosto de 2020, conforme comunicado.
"Devido à extraordinária e inédita emergência de saúde pública pela COVID-19, a produção de certos Documentos de Autorização de Trabalho (Formulário I-766, EAD) está atrasada. Como resultado, os funcionários podem usar o Formulário I-797, Aviso de Ação, com uma data de Aviso entre 1º de dezembro de 2019 até 20 de agosto de 2020 como comprovante", informa a agência.
Dessa forma, os funcionários podem apresentar seu Formulário I-797 de Notificação de Ação mostrando a aprovação de sua aplicação I-765 como um documento da lista C para conformidade com o Formulário I-9 somente até 1º de dezembro de 2020.
Após essa data, os empregadores devem pedir aos funcionários que forneçam novas evidências de autorização de trabalho da Lista A ou da Lista C. Para ler o comunicado oficial, clique aqui.