Uma em cada 10 meninas no mundo sofre abusos sexuais, diz ONU
A violência sexual contra crianças tem consequências a longo prazo, adverte o estudo, dado que pode criar obstáculos ao desenvolvimento físico, social e psicológico da vítima. Também pode gerar comportamentos autodestrutivos, como a bulimia e a anorexia.
Entre as consequências psicológicas estão a depressão, ataques de pânico, ansiedade e pesadelos.
Este é o maior estudo realizado até agora sobre violência contra menores, e inclui dados de 190 países, segundo a agência. No Brasil, 11 mil crianças e adolescentes foram vítimas de homicídio em 2012.
Outros abusos registrados são a perseguição, que regularmente afeta mais de uma em cada três crianças escolarizadas com idade entre 13 e 15 anos de todo o mundo.
No que se refere à violência para impor a disciplina, o estudo descobriu que cerca de 17% dos jovens de 58 países eram alvos de duras formas de castigo físico, entre elas tapas na cabeça, na orelha ou no rosto, ou espancamentos constantes.
“As crianças que sofreram abusos são mais propensas a cometer suicídio. Quanto mais grave a violência, maior o risco”, ressalta o texto. As informações são da “AFP”.