Ana Lúcia Lico, brasileira que vive nos EUA e é diretora-executiva da Abrace (Associação Brasileira de Cultura e Educação), visitou a TV Globo em São Paulo na semana passada para conhecer as iniciativas da emissora na área de educação e responsabilidade social. Durante a visita, Ana Lúcia conheceu um dos materiais distribuídos pela TV Globo - o jogo “Eu conto”, criado em parceria com a ONG Viva e Deixe Viver, que permite às crianças aprenderem brincando sobre cultura brasileira, além de fazer com que os pais revivam suas raízes.
A Abrace é uma das instituições de ensino da língua portuguesa nos Estados Unidos apoiadas pelo projeto “Aprendendo Português”, que tem como objetivo fazer com que a cultura do Brasil esteja cada vez mais presente na vida de crianças descendentes direta ou indiretamente de brasileiros no exterior. O projeto também já foi lançado no Japão.
Para Ana Lúcia, disseminar o português e a cultura brasileira é fundamental para que as crianças entendam o valor da nacionalidade brasileira e construam uma ligação com o Brasil. “O projeto terá uma grande aceitação na comunidade. Como a maior parte das famílias tem pai ou mãe estrangeiro, o lado brasileiro da família vai poder dividir com o filho, de maneira divertida, elementos de suas origens”, explica a diretora da Abrace. “Foi gratificante constatar que a TV Globo se mostrou sensível às nossas dificuldades e se prontificou a nos apoiar”, complementa Ana Lucia.