A chegada do tufão Matsa à costa leste da China neste fim de semana deixou sete mortos, dois desaparecidos, segundo a contagem das autoridades divulgada nesta segunda-feira pela imprensa local.
Procedente de Taiwan, o tufão entrou na madrugada de sábado (horário local) na China pela província de Zhejiang, a mais afetada com dois mortos, dois desaparecidos e US$ 809 milhões de perdas materiais, segundo o departamento local de controle de inundações e seca.
Os ventos de até 160 quilômetros por hora e as chuvas torrenciais provocadas pelo Mats isolaram vários pontos da província, incluída a capital, Hangzhou, onde mais de 8,4 milhóes de pessoas foram afetadas.
- Poderia haver mais vítimas se não tivessem sido evacuados mais de 1,24 milhões de moradores antes da chegada do tufão - disse o subdiretor do departamento, Yao Yuewei, citado hoje pelo jornal oficial "China Daily".
O governo da província destinou US$ 4,4 milhões para os trabalhos de assistência e reconstrução, acrescentou Yao.
Na vizinha Xangai, a maior cidade do país, quatro pessoas morreram, duas delas eletrocutadas, e duas ficara feridas devido ao Matsa, que chegou no domingo.
O tufão, que se tornou uma tormenta tropical 24 horas depois de sua chegada à China, afetou também ontem a província de Anhui, no leste da China, onde uma pessoa morreu e 763 mil foram afetadas, segundo a agência de notícias Xinhua.