O presidente Donald Trump se encontrou com o governador Ron DeSantis no Salão Oval da Casa Branca nesta terça-feira, 28, e disse que está satisfeito com o sucesso da Flórida na luta contra o novo coronavírus.
O presidente, acompanhado pela força-tarefa do coronavírus, disse que o DeSantis fez "um trabalho espetacular".
A reunião entre os líderes republicanos ocorre quando a Flórida está se aproximando da reabertura em fases, após o término da ordem de permanência em casa que vai até quinta-feira, dia 30 de abril.
Para todo o país, Trump disse que as normas de isolamento social devem ser levantadas no início de maio, mas que ele pode estender as diretrizes até o início do verão ou mais tarde, dependendo dos casos confirmados e mortes.
DeSantis disse na segunda-feira, 27, que vai começar com "um pequeno passo", mas os detalhes ainda estão por vir. "Deliberadamente, seremos muito metódicos, lentos e direcionados a dados", disse ele.
O sul da Flórida reabrirá parques municipais e pontos de recreação na quarta-feira, 29, com certas limitações, mas as praias seguirão fechadas até segunda ordem.
Nesta terça-feira, os dados mais recentes do estado mostram que o novo surto de coronavírus continua a adicionar infecções e vítimas, embora os números tenham diminuído em comparação com semanas atrás.
O Departamento de Saúde do estado informou que 32.846 pessoas tiveram COVID-19 desde o início do surto. Esse número inclui um aumento de 708 diagnósticos em relação ao dia anterior. O número total de mortes na Flórida, 1.171, aumentou 83 nas últimas 24 horas, segundo os dados do Departamento.
Projeção até o verão
O Institute for Health Metrics and Evaluation da Universidade de Washington, cujos modelos foram usados ??pelo governo Trump para ajudar a direcionar sua resposta à pandemia, atualizou suas projeções mostrando que o estado atingirá 1.914 mortes até 25 de junho, embora suas projeções mostrem uma média entre 1.165 e 4.697.
Os três condados do sul da Flórida - Broward, Miami-Dade e Palm Beach - já tiveram um total de 19.555 pessoas diagnosticadas com a doença, tornando a região mais atingida no estado. No condado de Miami-Dade, as 324 pessoas que morreram representam cerca de 28% do total do estado. Nesta terça-feira, o estado registrava 11.831 infecções só em Miami-Dade.
O número de mortes por coronavírus nos Estados Unidos é de 56.749, incluindo mais de 17.515 vítimas na cidade de Nova York -epicentro dos casos no país. O número total de casos está se aproximando de 1 milhão - são 994.625 registrados até o início da tarde desta terça-feira, de acordo com a Universidade Johns Hopings.