Sem dar explicação, o presidente Donald Trump, demitiu o secretário de Estado Rex Tillerson nesta terça-feira, 13, e anunciou, Mike Pompeo para o cargo.
Em sua declaração pelo Twitter, o presidente apenas escreveu que "Mike Pompeo, diretor da CIA, vai se tornar nosso novo Secretário de Estado. Ele fará um trabalho fantástico! Obrigado, Rex Tillerson, por seu serviço! Gina Haspel vai se tornar a nova diretora da CIA, e a primeira mulher escolhida para o cargo. Parabéns a todos!".
A saída de Tillerson do cargo representa a maior troca no governo Trump até o momento. O ex-secretário havia retornado de uma viagem ao continente africano horas antes do anúncio de sua saída.
Após alguns momentos de tensões com Trump, Tillerson esteve perto de renunciar ao cargo em 2017. Mas até então permaneceu e ouviu críticas feitas publicamente por Trump sobre suas iniciativas diplomáticas, incluindo uma feita ontem sobre o envenenamento de um ex-espião russo na Inglaterra que não agradou muito a Casa Branca.
Segundo informações de agências de notícias desde o início do governo Trump, o clima não era dos melhores e Tillerson chegou a chamar o presidente de "imbecil" na presença de vários membros do governo. A publicação afirmava que ele tinha sido convencido pelo vice-presidente, Mike Pence, e outras autoridades a permanecer no cargo.
A demissão de Tillerson tem a ver com o desejo do presidente em ter uma equipe "nova" liderando suas negociações com a Coreia do Norte, e uma série de acordos comerciais que estão em curso, citou uma fonte da Casa Branca à agência de notícias Reuters.
Com informações da Reuters.