DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Tradições da Páscoa Pelo Mundo

A Páscoa é celebrada pelo mundo de várias maneiras, com tradições de cada cidade ou país, de acordo com suas culturas. Estes são alguns exemplos destas diversidades:

• Corfu (Grécia): na manhã de sábado de aleluia a tradição é jogar vasos, panelas na rua, pelas janelas das casas. Alguns falam que este costume deriva da cidade de Veneza, na Itália, onde seus moradores, no dia do ano novo, jogavam for a os pertences considerados velhos. Outros acreditam que simboliza a chegada da primavera e que assim os vasos velhos darão lugar aos novos com novas florações.

• República Checa e Slovakia: há uma tradição na segunda feira após a Páscoa, onde a brincadeira é os homens baterem nas costas das mulheres com chicotes feitos de salgueiros enfeitados com fitas coloridas nas pontas. Isto porque de acordo com a lenda, o salgueiro é a primeira árvore a florir na primavera, então os galhos dela são assim simbolizados e transferido para as mulheres a vitalidade e fertilidade.

• Verges (Espanha): na quinta-feira santa, na cidade medieval de Verges, há a famosa “dança da morte”. Para reencenar a Paixão de Cristo, todos se vestem de fantasias de esqueleto e saem desfilando pelas ruas. A procissão termina com os assustadores esqueletos carregando caixas de cinzas. A macabre-dança começa a meia noite e dura aproximadamente três horas.

• Hungária: a popular tradição da Páscoa, é comemorada na segunda-feira de Páscoa, também conhecida como a segunda do esquivo. Neste dia os rapazes mais jovens jogam perfumes, águas perfumadas ou somente água nas moças e pedem um beijo. Eles acreditam que a água tem o poder da cura e fertilidade.

• Sicília (Itália): os habitantes desta ilha se fantasiam com uma máscara de zinco e capas vermelhas, simbolizando um demônio e saem nas ruas perseguindo, incomodando o máximo de pessoas que eles encontram (na verdade o que eles pedem é que paguem um drink), até a chegada da tarde, quando a virgem Maria e o Cristo ressuscitado salvam o dia, mandando todos os demônios embora.

• Haux (França): conta a história que Napoleão e seu exército estavam viajando e comeram omelete. Napoleão gostou tanto que pediu ao povo desta cidade para que juntassem todos os ovos disponíveis para fazer uma omelete gigante para servir seu exército no dia seguinte. Então na Pascoa, esta cidade faz uma omelete gigante com 4,500 ovos que alimenta mil pessoas, servido na praça principal da cidade.

• Sevilha (Espanha): uma das grandes comemorações da Pascoa acontece em Sevilha, onde 52 diferentes religiões se reúnem e fazem uma parada pelas ruas da cidade lembrando a crucificação de Cristo. Milhares de pessoas assistem diariamente estas procissões, com velas e estatuas barrocas, lembrando a Pascoa.

• Suécia: na Pascoa, as crianças se vestem como as bruxas boas com saias longas ou calças, lenços coloridos na cabeça e pintam as bochechas de vermelho. Depois elas saem passando nas casas pedindo balas, em troca de pinturas e desenhos.

• Florença (Itália): um enorme vagão puxado por um boi branco é decorado e percorre as ruas da cidade até chegar a catedral. Ao chegarem na catedral é cantado “Gloria” e o arcebispo envia foguete em forma de pomba, para acender o vagão, onde dá início a um show de fogos de artificio.

Baixe nosso app:

Comments

comments

Tags: ,,

Cristina Felix
Cristina Felix
Cristina Felix, natural de Santa Catarina, vive nos Estados Unidos há 16 anos. Ex-agente de viagens, atualmente é professora particular de Etiqueta Social e Boas Maneiras.



251