
Policial filmado asfixiando George Floyd é preso e acusado de assassinato
Por enquanto, não há evidência de que a Covid-19 tenha contribuído para sua morte, já que ele não apresentava sintomas da doença. O legista-chefe do necrotério responsável pela autópsia, Andrew Baker, concluiu que o resultado do teste "provavelmente reflete positividade assintomática, mas persistente de infecção anterior". De acordo com a NBC News, uma amostra nasal coletada no corpo de Floyd indicou resultado positivo para Covid-19. Porém, um teste feito em 3 de abril tinha sido positivo para o código genético do vírus (RNA). Mas não se sabe se Floyd desenvolveu sintomas da doença no início do ano ou se foi portador assintomático. A autópsia de 20 páginas, divulgada pelo Departamento de Medicina Legal do condado de Hennepin, também revelou que Floyd tinha uma doença cardíaca e um histórico de problemas com pressão alta; além disso, o relatório toxicológico apontou vestígios moderados de metanfetamina e fentanil (um forte opioide usado para dor). Michael Baden, um dos dois médicos legistas que conduziu uma autópsia particular para a família de Floyd, disse ao jornal New York Times que as autoridades do condado nunca lhe disseram que Floyd havia testado positivo para a Covid-19. Antes da pandemia, Floyd trabalhava como segurança em uma casa noturna em Minneapolis e na filial na cidade do Exército da Salvação. Desde março, quando o estado parou as atividades essenciais por causa do coronavírus, ele estava desempregado, como mais de 42 milhões de americanos que perderam seu trabalho nesse período.O que vai acontecer aos policiais que o mataram?
Chauvin, de 44 anos, foi demitido e inicialmente acusado de homicídio em terceiro grau. Ele será processado também por homicídio em segundo grau. Além disso, a Promotoria de Minnesota anunciou na última quarta-feira que acusará os outros três policiais demitidos por terem participado da ação de terem ajudado e favorecido o assassinato, e já entrou com mandado de prisão para o trio. Com a nova acusação, que se soma às outras duas, Chauvin pode receber uma sentença de até 40 anos de prisão, 15 anos a mais do que a sentença máxima para assassinato em terceiro grau, equivalente a homicídio culposo.Protestos contra a morte de George Floyd se espalham pelos EUA
Além das manifestações nos EUA, a morte de Floyd provocou protestos em outras partes do mundo, como no Reino Unido e na Holanda. Na madrugada desta quinta-feira, manifestantes voltaram a desafiar o toque de recolher que vigora em 40 cidades americanas. De acordo com a Associated Press, cerca de 3 mil prisões aconteceram em Los Angeles, Nova York, Dallas e Filadélfia. A maior parte das detenções aconteceu por violações do toque de recolher, mas centenas de pessoas também foram detidas por roubo e saques.