Ter músculos aparentes e definidos é um dos objetivos da maioria das pessoas hoje em dia. Sejam homens ou mulheres, jovens ou não, a busca por músculos parece uma ideia fixa na mente das pessoas. Eu, que trabalho com exercícios, percebo que quando o objetivo da minha assessoria é questionado eu obtenho duas respostas diferentes. Uma resposta, dos homens e a resposta é hipertrofia; a outra, das mulheres, que é emagrecer e ficar definida, mas sem ficar grande.
Para as mulheres é necessário esclarecer que sem o uso de hormônios anabólicos esteroides dificilmente uma mulher conseguirá ficar muito grande.
Mas, nesse mundo dos exercícios e hipertrofia, uma das coisas mais importantes e que poucas pessoas almejam é o ganho de força. A força muscular significa qualidade de vida, diminuição das quedas em idosos, contusões e acidentes. Para isso o treinamento tem que ser bem feito e direcionado. Existem três formas de aumentar a força muscular.
1. Aumentar o recrutamento de unidades motoras. É nesse momento que você pensa, mas o que é isso? E eu digo, agora você sabe a importância de um bom profissional. Exercícios específicos que aos poucos fazem com que você possa usar melhor e mais o músculo que você já tem, antes da hipertrofia.
2. Aumento na frequência dos impulsos nervosos motores. É a velocidade do movimento que irá alterar esse componente da força. Então entenda porque o seu treinador fala para fazer o movimento mais devagar, por exemplo.
3. E o terceiro é sim a hipertrofia, que como a maioria das pessoas já sabe responde muito bem ao aumento de carga e volume de treinamento. Ou seja, mais peso e fazer mais vezes o mesmo exercício.
Sem dúvida não é todo mundo que gosta desse tipo de exercício e nem é necessário que se faça musculação para desenvolver força. A força pode ser desenvolvida nas atividades diárias, quando elas são repetidas e constantes. As pessoas que têm hábitos de caminhar, jogar jogos com bola, cuidar do jardim entre outras atividades também têm a oportunidade de melhorar a força muscular.