As tempestades que assolaram esta semana o sudeste dos Estados Unidos causaram pelo menos 17 mortes. Mais de 20 tornados foram registrados na quarta-feira em Arkansas, Illinois, Indiana, Mississippi e Tennessee, de acordo com o Serviço Meteorológico Nacional.
No Mississipi, foram registradas 10 mortes e duas pessoas ainda estão desaparecidas.
No estado do Tennessee, foram seis mortes e no Arkansas, uma.
O Alabama, que declarou estado de emergência, e o noroeste da Geórgia preparam-se para fortes chuvas e possíveis inundações. No Tennessee estão vigentes alertas para o resto do fim de semana, informou o Serviço Meteorológico Nacional.
Um tornado atingiu a região de Birmingham, Alabama, na tarde de sexta-feira e destruiu várias casas, mas não deixou mortos.
As tempestades afetam os Estados Unidos desde a última quarta-feira, dia 23. Durante as festas de fim de ano, a previsão é que 100 milhões de norte-americanos se desloquem pelo território - a maior parte deles, (91 milhões) por estrada.
Flórida
A tempestade prejudicou os planos de feriado na Flórida e causou o cancelamento e desvio de vários voos em um dos mais movimentados aeroportos do país, o de Atlanta. Ao mesmo tempo, os estados no nordeste norte-americano esperam temperaturas estranhamente altas. Nova York registrou temperaturas altas recordes no Natal.
Fonte: Reuters e Agência Brasil.