De: Silva
Assunto: Dívida nos EUA
Pergunta: Estou nos EUA como turista, aluguei um apartamento para ficar aqui por um período de 4 meses, porém, o office do apartamento me disse que não teria problema eu sair antes do contrato acabar, que poderíamos conversar e eles liberavam, mesmo sabendo que nosso passaporte vencia antes de 6 meses. Acontece que fomos enganados e eles queriam que pagássemos as multas descritas para quebra de contrato. Eu tenho apenas o ID e passaporte, saí do apartamento pagando apenas o mês que estive lá, e não paguei mais nada. O que isso pode implicar para mim? Estou voltando para o Brasil e só retorno para turismo aos EUA.
Advogada Ingrid Domingues: É impossível saber o que os donos do apartamento vão fazer. Mas, quando se assina um contrato de aluguel, você e responsável pelo período todo do contrato. Se você romper o contrato, poderá ser responsável da mesma forma. O que poderá acontecer é que eles podem prejudicar seu nome para fins de “crédito” nos EUA. Quanto a Imigração, geralmente não se envolvem neste tipo de disputas.
____________________________
De: Edu
Assunto: DUI
Pergunta: Tenho visto de turismo e meu marido é residente americano. Em uma das vezes que estive aí, levei um DUI. Gostaria de saber se eu voltando lá pra visitá-lo corro o risco de ser deportada? Temos um filho e quero ir com eles pra América.
Advogada Ingrid Domingues: Se você completou tudo que foi exigido de você pelas autoridades americanas, você talvez poderá regressar. Mas se você foi embora sem cumprir com as penalidades, terá problemas na sua entrada.
____________________________
De: Paula
Assunto: Entrada no GC
Pergunta: Meu esposo é brasileiro. Somos casados no Brasil, mas ele foi a trabalho para os EUA há 2 anos, sozinho. Agora, a empresa vai dar entrada em seu GC. Ele pode tirar o GC só para ele mesmo sendo casado e eu morando no Brasil ou teríamos que fazer a separação?
Advogada Ingrid Domingues: Quando uma pessoa casada faz o pedido de “green card”, o cônjuge é elegível, mas ele pode fazer o pedido sem incluir você.
____________________________
De:Patrick Pereira
Assunto: Servir no exército
Pergunta: Se eu entrar no Exército americano tenho direito à cidadania? O Exército dos EUA recruta imigrantes oferecendo cidadania americana?
Advogada Ingrid Domingues: É um pouco complicado, mas lhe aconselho a procurar informações diretamente com as Forças Armadas dos EUA. Este é o site do exército americano: http://www.goarmy.com/
____________________________
De: Andrezza Mafra
Assunto: Visto pelo irmão
Pergunta: Tenho um irmão que é engenheiro, trabalha em uma grande empresa e mora nos EUA há 5 anos. Ele e sua esposa possuem green card, que foi pleiteado pela empresa dele. Eles possuem duas filhas nascidas lá. Existe uma forma dele requerer um visto para moradia, eu sendo irmã dele. Sou casada e tenho dois filhos.
Advogada Ingrid Domingues: Não, ele só poderá iniciar uma petição em seu favor quando ele for cidadão americano, mas este tipo de petição pode levar entre 9 e 11 anos.
____________________________
De: Nadine
Assunto: Trazer filho para os EUA
Pergunta: Sou brasileira, meu marido é americano e tenho o permanent resident card desde 09/07/2012, para 10 anos. Tenho um filho do meu primeiro casamento que, hoje, está com 19 anos. Gostaríamos de trazê-lo para estudar inglês alguns meses antes de tentar o TOEFL, ainda este ano, pois, queremos que ele venha morar conosco e vá para o college aqui. Temos condições de pagar, no entanto, não temos certeza se obtivermos um visto de estudante para agora, poderemos ao mesmo tempo mover o processo para obtenção do Permanent Resident Card para meu filho? Uma outra opção é que, no próximo ano, posso me tornar cidadã americana e pedir a cidadania para ele. Mas, também não sabemos se o visto de estudante atrapalharia o processo. O que seria apropriado fazer neste caso?
Advogada Ingrid Domingues: Se seu filho de 19 quer estudar nos EUA, ele terá que pedir o visto de estudante. Para que ele fosse elegível à residência permanente através de você, você teria que ter casado com seu atual marido americano antes do seu filho completar 18 anos. Se for o caso, seu marido poderá iniciar um processo de residência para ele, mas cuidado pois se ele completar 21 anos antes do processo ser totalmente aprovado ele poderá perder a elegibilidade.