A Telexfree, empresa proibida de atuar no Brasil sob acusação da prática de "pirâmide financeira", deu entrada no dia 14 num processo de falência, solicitando ao Tribunal de Falências do Distrito de Nevada os benefícios do Capítulo 11 do Código de Falências dos Estados Unidos. A empresa tem a sede nacional em Marlborough, Massachusetts.
A medida, adotada para buscar alívio para “certos problemas operacionais”, é um dispositivo legal no processo de declaração de falência, passando a operar sob a direção de um interventor nomeado pelo tribunal numa última tentativa de reorganização administrativa.
“Nós adiantamos que nossas operações globais continuarão oferecendo a nossos clientes os produtos de alta qualidade e serviços que somos especialistas”, disse Stuart MacMillian, chefe executivo interino da Telexfree, em um comunicado, de acordo com o Metro West Daily News.
A empresa está sendo investigada pela secretaria do estado de Massachusetts. Um representante do secretário de estado William Galvin disse que a companhia está sendo investigada por suas similaridades com outras companhias de marketing multi-nível que operam na região, que o estado mandou fechar em novembro do ano passado.
Em comunicado, a Telexfree explica que tem dinheiro para sustentar uma reorganização da companhia e para manter os serviços para seus clientes. “A Telexfree tem a intenção de usar o Capítulo 11 para otimizar sua plataforma de venda e se posicionar para ressurgir como uma companhia mais forte e mais competitiva”, disse o comunicado.
Um porta-voz da empresa disse há duas semanas que a Telexfree estava direcionando o modelo da empresa mais para vendas de seus serviços de telefone com base na internet. Mas alguns associados da companhia, que investiram principalmente para ter vantagem do sistema de postar anúncios da empresa, estão descontentes com as recentes mudanças. Entre elas, surgiu a exigência da venda de produtos para que o pagamento por anúncios aos associados fosse transferido para sua conta.
Pedido de Falência
Segundo os sites americanos especializados em direito empresarial, o pedido de inclusão no Capítulo 11 do Código de Falências é geralmente solicitado quando o valor das dívidas é maior do que a soma dos ativos.
Em alguns casos, a medida proporciona a recuperação da empresa, que depois de certo tempo passa a operar normalmente. Ou, como também acontece, se reorganizar para ser comprada por outra empresa ou até mesmo por investidores.