Sob pressão para não ficar atrás de Donald Trump, o Senador Ted Cruz endureceu seu discurso em relação à imigração ilegal no dia 22, defendendo a ideia de que autoridades deveriam ativamente perseguir e deportar milhões de indocumentados.
“É para isso que o ICE existe”, disse o candidato republicano a respeito do Immigration and Customs Enforcement em uma entrevista para a Fox News. “Temos um sistema que procura pessoas que estão violando as leis, que as prende e as deporta”.
A posição significa uma mudança significativa para Cruz, que disse há um mês que não apoiava um approach tão agressivo.
“Não, não tenho a intenção de mandar tropas de porta em porta na América”, disse Cruz à CNN em Iowa, em janeiro. “Não é assim que aplicamos a lei em relação a qualquer crime”.
Os candidatos republicanos tiveram um approach mais estrito em relação à imigração desde que Trump começou sua campanha no ano passado, sugerindo a construção de um muro ao longo de toda a fronteira entre o México e os EUA e a deportação das pessoas que estão nos EUA ilegalmente.
Trump chegou até a propor uma força especial de deportação para encontrar imigrantes. Marco Rubio, que já trabalhou com os democratas em uma reforma integral da imigração, já se distanciou dessa ideia e agora faz propostas focadas na segurança das fronteiras.
Mas agora Cruz diz que seus rivais não vão tão longe assim. Em uma entrevista com Bill O’Reilly na Fox News, ele declarou que Trump e Rubio são mais fracos que ele em relação à imigração porque eles deixariam com que pessoas que já foram deportadas eventualmente voltassem ao país ilegalmente.
“Trump e Rubio deixariam com que essas 12 milhões de pessoas tornem-se cidadãs americanas”, disse Cruz, argumentando que essas pessoas deveriam se tornar inelegíveis à cidadania por terem quebrado a lei. Fonte: New York Times.