A tapioca virou a queridinha, após a febre da dieta sem glúten, passou a ser a substituta do pão na mesa de muitos. Feita com fécula de mandioca, a tapioca não tem gordura e é pobre em sódio. Ela pode ser consumida diariamente, porém, temos que nos atentar a algumas orientações em relação ao seu consumo.
Atualmente, temos no mercado uma infinidade de pães. Uma fatia de alguns possui em média 11g de carboidrato; de outros, 22g ou até 33g de carboidrato. Ou seja, a composição química de um alimento deve sempre ser levada em consideração no momento da escolha.
Uma unidade grande de tapioca (5 colheres de sopa) possui em média 55g de carboidrato. A quantidade de carboidrtao é um fator importante a ser analisado, pois o excesso de carboidrato, fará com que o ponteiro da balança aumente. Além da quantidade de carboidrato ser alta na tapioca, ela é isenta de fibras alimentares, o que faz com que, ao consumi-la, tenhamos pico insulínico.
Como, então, incluí-la na dieta alimentar sem correr riscos de engordar? O ideal é moderamos na quantidade, escolhermos recheios menos calóricos e adicionar semente de chia ou psyllium (ricos em fibras – 1 colher de sopa = 4g de fibras) para que, ao ser metabolizada, as fibras impeçam o pico insulínico. Segue, abaixo, instruções de como preparar a tapioca a partir do polvilho: • 1 medida de polvilho doce • 1 pitada de sal • 1/2 medida de água filtrada A medida vai depender da quantidade que você quer preparar. Para uma tapioca média, 1 xícara da goma é suficiente; mas se quiser, você pode preparar quantidades maiores e já deixar pronta em um pote bem fechado.
Comece colocando o polvilho doce em um recipiente, tempere com um pouquinho de sal e vá acrescentando a água aos poucos e mexendo com cuidado para integrar bem. Você vai obter uma massa estranha, meio seca, meio molhada, que deve descansar por mais ou menos uns 15 minutos para que o polvilho hidrate e fique mais solto. Se exagerar na água, é só acrescentar polvilho aos poucos.
Após a pausa, é só passar a goma por uma peneira para desfazer os grumos e deixá-la mais fina. Depois disso, você vai ter a massa ou goma de tapioca pronta. Para guardá-la, coloque em um pote bem fechado. A tapioca recheada é preparada diretamente em uma frigideira quente, sem qualquer tipo de gordura. Cubra o fundo da frigideira com a goma sem deixar buracos ou falhas na superfície e espere ficar firme (mais ou menos 4 minutos). Vire, coloque a semente de chia (em média 1 colher de sopa rasa para enriquecê-la de fibra) e o seu recheio preferido.
Exemplos de recheios lights:
1) Omelete de clara com tomate e peito de perú; 2) Queijo light (baixa gordura – ideal no máximo 4g de gordura por fatia) com orégano e tomate; 3) Ricotta com tomate seco; 4) Cottage cheese com peito de peru; 5) Ricotta com frango desfiado; 6) Patê de atum com maionese light; 7) Cottage cheese com geleia caseira, sem açúcar (use adoçante natural).