Sul-africano se torna cego mais rápido ao volante

Por Gazeta Admininstrator

O sul-africano Hein Wagner é cego desde nascença, mas ele se tornou o motorista cego mais rápido do mundo ao atingir a velocidade de 269 km por hora dirigindo um carro esporte Maserati V8 Gransport em uma pista de pouso de aviões no nordeste da África do Sul.
"É uma sensação absolutamente maravilhosa. Acabou tão depressa!", disse Wagner, de 33 anos, depois de quebrar o recorde anterior, de 233 km por hora.

Wagner, da Cidade do Cabo, faz palestras para motivar audiências. Ele estava ajudando a arrecadar fundos para o Conselho Nacional para o Cego da África do Sul.

"Eu levantei US$ 9,5 mil até agora e pretendo chegar a US$ 15,5 mil", disse Wagner em entrevista à BBC.

Treinamento

O recorde foi tentado em uma pista de pouso porque deficientes visuais não podem dirigir veículos em vias públicas, explicou Wagner.

"Eu pratiquei cinco horas com o carro antes de tentar quebrar o recorde."

E o recordista não tinha seguro. "Não é de surpreender que ninguém queria fazer seguro de um motorista cego."

O sul-africano se considera "um homem cego de visão" e este não é o seu primeiro sucesso no mundo dos esportes.

Em 1998, ele integrava o time de criquete de cegos, que venceu a primeira Copa do Mundo deste esporte popular na Grã-Bretanha e ex-colônias organizada especialmente para cegos.

Ele também correu em duas maratonas, participou de uma competição de iatismo em 1993 e subiu dez dos mais altos picos de seu país.

Wagner planeja agora quebrar o recorde de velocidade para um cego pilotando um avião.