Só 8,7% dos brasileiros seriam classe média nos Estados Unidos
Se estivessem nos Estados Unidos, apenas 8,1% dos brasileiros adultos seriam considerados de classe média e 0,6% estariam acima disso, segundo um relatório de riqueza realizado pelo Credit Suisse.
Para ser da classe média, o brasileiro precisaria ganhar no mínimo $28 mil dólares por ano. Na Noruega, este valor chega a $58 mil dólares, quatro vezes maior que o da Índia, de $13,7 mil dólares.
O valor foi definido utilizando o padrão norte-americano com dólares corrigidos por paridade de poder de compra e preços locais. Ou seja, a baixa proporção brasileira não é uma questão de dólar valorizado.
O limite superior é de 10 vezes o respectivo valor de cada país. Nos Estados Unidos, é classe média quem ganha entre $50 mil dólares e $500 mil dólares por ano. Pelo padrão do banco, poucos países no mundo têm uma maioria da população na classe média ou acima dela. A Austrália é primeiro lugar mundial neste quesito, seguida por Espanha, EUA, Suécia e Chile.
A classe média é mais prevalente na América do Norte (39% do total), seguida pela Europa, com cerca de um terço.
O estudo do Credit Suisse também mostra que a porção de ativos financeiros aumentou como porcentagem do total e que o 1% dos indivíduos mais ricos já possui metade de toda a riqueza do planeta. Fonte: Exame.