A Estrela de Davi, usada por seguidores do Judaísmo, e um também um símbolo que apresenta diversas interpretações e que está presente em várias manifestações culturais e religiosas.É um símbolo de realeza, e antigamente vários guerreiros do povo de Israel usavam essa cruz nos seus escudos, durante as batalhas.
É um símbolo de grande valor para os judeus e israelitas, e faz parte da bandeira de Israel. Mas nem todos os israelitas são a favor de manter a Estrela de Davi na bandeira de Israel, porque nem todos seguem o Judaísmo.
Alguns estudiosos indicam que o símbolo é constituído por dois triângulos porque no alfabeto hebraico, usado na época do Rei Davi, o nome "Davi" era constituído por três letras, Dalet, Vav e Dalet, sendo que a letra Dalet tem uma forma triangular.
Assim, a Estrela de Davi é formada pela sobreposição de duas das três letras do nome Davi.
Um dos triângulos representa o homem e as suas três vertentes (corpo, alma e espírito), e o outro remete a Deus e aos seus vértices; expressam a Santíssima Trindade - Deus Pai, Filho e Espírito Santo. A Cabala, por exemplo, indica que a Estrela de Davi remete para o confronto do bem contra o mal, do espiritual contra o físico.