Fora da zona de classificação e até mesmo da repescagem ao fim do primeiro terço da competição, o Brasil atingiu na última terça-feira (29), após o empate por 2 a 2 contra o Paraguai, a sua pior campanha no atual formato do torneio. Foram nove pontos ganhos em seis jogos, 50% de aproveitamento e a modesta sexta colocação na tabela das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2018. E a pressão seguirá sobre Dunga e seus comandados pelo menos até o início de setembro, data dos próximos compromissos da caminhada rumo à Rússia: Equador, fora, e Colômbia, em casa.
O formato atual, todos contra todos em dois turnos, passou a ser disputado a partir da classificatória para o Mundial de 1998. Desde então, a pior posição do Brasil após a sexta rodada havia sido na corrida para a Copa de 2010, também sob o comando de Dunga.
A Seleção teve dificuldade para superar a marcação paraguaia e acabou empatando no final da partida, com gol de Daniel Alves.
“Pelo resultado, em uma situação adversa dentro do jogo, saímos um pouco mais confiantes. Mas se você olhar a situação na tabela, fica preocupado. Vai ser difícil até o final. Temos que estar com a cabeça tranquila, focada na Seleção. A melhor forma é voltar aos clubes e se preparar para que na próxima vez a condição seja melhor. Sofremos muito nas bolas aéreas e isso não pode acontecer. Temos que receber as críticas e assimilar”, disse o zagueiro Miranda na saída do Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, no dia 29.
O empate no último minuto diante do Paraguai impediu uma situação ainda pior. Não fosse o gol de Daniel Alves e o Brasil terminaria a rodada na sétima posição.
“É complicado. Não queremos estar nesse lugar, o Brasil não merece estar nesse lugar. Mas está tudo muito nivelado, embolado. Quem estava atrás venceu. Esse um pontinho foi importante e nos colocou mais próximos deles. Não é o que a gente queria. Pelas circunstâncias foi positivo”, resumiu o goleiro Alisson, que fez pelo menos duas grandes defesas na partida.
O próximo compromisso da Seleção deve acontecer no fim de abril. Fonte: Globo Esporte.