DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Saúde Financeira: Construindo riqueza

riquezaUma vez li um artigo contando a história de um homem que tinha um diploma de MBA em Harvard e um de engenharia do MIT. Quando ele se aposentou, começou a fazer o que mais gostava: foi dar cursos universitários em economia e planejamento de negócios. Mas quando ele ensinava economia, ele também ensinava economia pessoal.

Esta é a filosofia que ele acrescentava às suas aulas: “Decida como você quer viver agora, contra quanto tempo você quer trabalhar. Isso significa que, se você gastar tudo o que fizer agora, não terá escolha a não ser trabalhar mais e com mais afinco. Mas se você começar a investir no seu futuro financeiro agora, terá muitas opções. Você pode se aposentar cedo, viajar mais, continuar sua carreira ou iniciar uma nova carreira mais tarde na vida. Mais uma vez, tudo se resume às escolhas. Pense hoje… e viva melhor amanhã.”
Esta talvez tenha sido a lição mais importante que ele ensinou aos seus alunos de economia.

LEIA TAMBÉM  Dicas de orçamento para o casal - Saúde Financeira

Aqui estão algumas coisas para se pensar quando estiver planejando o seu futuro de riqueza:

Tenha cuidado com seus cartões de crédito. “Vender” dinheiro é um grande negócio. Você provavelmente receberá convites pelo correio para se inscrever em um novo cartão de crédito algumas vezes por mês! Ter alguns cartões de crédito é importante. Especialmente se você viajar. Eles são mais seguros e fáceis de acompanhar do que dinheiro.

Mas tenha cuidado; o crédito é a maneira mais fácil de se endividar. Quando você compra algo com um pedacinho de plástico, não sente o efeito até receber a conta. Portanto, certifique-se de que, independentemente do que comprar, ainda assim você ficará satisfeito com sua compra depois de receber a fatura. E o mais importante, tenha certeza de que pode arcar com aquele pagamento extra no seu orçamento. A gente já discutiu aqui na coluna o problema de quando só se paga o mínimo de cartão de crédito.

E aqui vai outro ponto a ser lembrado ao se tornar financeiramente independente: é difícil ficar rico rapidamente. Isso não acontece da noite para o dia. Com investimentos conservadores, demora um pouco. É preciso disciplina para continuar agregando valor ao seu futuro, um pouco a cada mês. Leva tempo para construir sua fortuna e se tornar rico. Leva tempo. Se jogar com o mercado de ações é o que você faz, então você sabe que não é tanto o tempo, mas a hora certa. É como um jogo de alto risco, se você vence o jogo a compensação é maravilhosa, mas se o contrário ocorre, você corre o risco de perder tudo.

LEIA TAMBÉM  Azul começa a vender passagens para os Estados Unidos a preço promocional

Um estudo foi feito há algum tempo analisando os investimentos no mercado de ações. O estudo levou em consideração dois cenários. No primeiro cenário, as ações foram compradas no pior momento possível e vendidas no pior momento possível. E depois de 40 anos, o retorno médio foi de cerca de 10%. Cenário um lidou com o tempo.

No segundo cenário, as ações foram analisadas ao longo de um período de 10 anos. Os estoques foram comprados no melhor momento possível e vendidos no melhor momento possível. Após somente 10 anos, o retorno médio foi de cerca de 10%. O segundo cenário lidou com a hora certa. Então, a hora pode não ser tudo o que está pronto para ser.

Se o seu sonho é ter mais riqueza do que algumas pessoas que você conhece, então é melhor começar a trabalhar mais e com mais inteligência em seus próprios objetivos, suas próprias visões.
Você vai ter todas as chances de realmente atingir o topo.
Uma semana maravilhosa para todos!

LEIA TAMBÉM  Carioca relembra o “pesadelo” vivido no 11 de Setembro

Comments

comments

Tags: ,,

Claudia Fehribach
Claudia Fehribach
Carioca, formada em Artes pela Universidade do Rio de Janeiro. Conselheira financeira especialista em orçamento, aconselhamento de crédito pessoal e hipotecas reversas. Atua na empresa DebtHelper.com. Envie sua dúvida por email.



293