Devida às sanções impostas pelo Ocidente e pela queda dos preços do petróleo, a Rússia poderá perder cerca de $140 bilhões de dólares por ano, de acordo com o ministro russo das Finanças, Anton Siluanov.
“Perdemos quase 40 bilhões de dólares ao ano por causa das sanções geopolíticas e podemos perder entre $90 e $100 bilhões de dólares anuais pela queda de 30% dos preços do petróleo”, afirmou.
A Rússia é alvo de uma série de sanções econômicas do Ocidente por causa da postura do país em relação ao conflito com a Ucrânia. Com isso, o país ficou à beira de uma recessão, pressionada pela desvalorização do rublo, que perdeu um terço do valor ante o euro desde o início do ano. O crescimento desacelerou para uma taxa anual de 0,7% no terceiro trimestre ante 0,8% no segundo trimestre, de acordo com o instituto federal de estatísticas Rosstat. O envolvimento em conflitos na Ucrânia também provocou uma fuga em massa de capitais, calculada em $128 bilhões de dólares em 2014. O governo russo, cuja metade da arrecadação depende do petróleo, ainda tem sido afetado pela queda dos preços da commodity. Na semana passada, a cotação do barril ficou abaixo de $80 dólares em Londres pela primeira vez em quatro anos. Com informações da agência “France-Presse”.