Rowling autoriza venda de áudio de Potter na internet
Os livros de Harry Potter começaram a ser vendidos como arquivos de áudio na internet como parte de esforços da escritora J.K.Rowling para combater a pirataria.
Todos os seis livros, inclusive o mais recente, Harry Potter e o Príncipe Mestiço, podem agora ser comprados no site iTunes, da Apple.
A iniciativa foi autorizada por Rowling após notícias de que cópias clandestinas circulavam na rede de computadores.
"Além do fato de serem ilegais, o conteúdo dessas histórias de Potter podem se parecer muito pouco com qualquer coisa que eu já tenha escrito", afirmou a escritora.
Novo formato
Numa mensagem colocada em seu website, Rowling disse estar preocupada com a pirataria online.
"Muitos fãs de Harry Potter já queriam acesso digital há algum tempo, mas o fator decisivo para que eu decidisse por essa nova versão é porque ela vai ajudar a combater os cada vez mais numerosos incidentes de pirataria", escreveu a autora.
Até agora, Rowling só havia permitido lançamentos em papel e em formatos tradicionais de áudio.
Os downloads de arquivos de áudio podem ser comprado agora no iTunes tanto de forma individual, como num pacote que inclui todos os livros.
A escritora denunciou ainda o site de leilões eBay de ter permitido a venda de itens falso relacionados a Harry Potter.
Segundo ela, muitos produtos estão sendo negociados com autógrafos seus falsos.
"No dia em que entrei (no site), apenas uma das assinaturas em ofertas parecia ser genuína", escreveu Rowling. "Parece que há muita gente por aí tentando enganar fãs de Harry Potter."
"O mesmo ocorre com respeito ao enorme número de livros eletrônicos e arquivos de audio não-autorizados à venda no eBay."
Um porta-voz do eBay disse Rowling faz parte de um sistema de proteção de direitos autorais, pelo qual os autores que identificarem algo ilegal à venda no site notificam o eBay para que o leilão seja tirado do ar.