Regras simples podem ajudar a alcançar o seu sucesso financeiro

Por Claudia Fehribach

rico

É possível colocar tudo o que você precisa saber para ser bem sucedido financeiramente em um cartão index? Esse é o conceito de um novo livro lançado recentemente, chamado:“The Index Card: Why Personal Finance Doesn’t Have to Be Complicated”.

A ideia nasceu de uma conversa entre os coautores, o professor da Universidade de Chicago, Harold Pollack, e Helaine Olen, jornalista financeiro. Pollack disse que todos os conselhos sobre dinheiro poderiam ser escritos em um cartão. Quando um leitor de seu blog o desafiou a fazê-lo, ele não se intimidou e postou uma foto de seu cartão index. O post foi viral e acabou virando um livro.

Por que, então, fazer um livro para explicar o que pode ser escrito em um cartão 4x6? “Eu posso te dizer para investir em um fundo de índice, mas você pode não saber o que é”, diz o coautor Olen. “Vale a pena escrever um livro para explicar o que essas coisas são, porque elas são importantes e como segui-las”.

As recomendações são simples e muitas são diretrizes padrão para o sucesso. No entanto, é difícil colocar isso em prática sem um plano.

Ter clareza sobre fluxo de caixa e de poupança é fundamental para o sucesso, e o primeiro passo é criar um orçamento.

E quanto? Os especialistas recomendam poupar de 10% a 20% de sua renda a cada ano.

Mesmo se você começar aos poucos e aumentar as suas contribuições depois, investir o seu dinheiro regularmente em uma carteira diversificada pode fazer a diferenca ao longo do tempo. Alguém que começa com um saldo de $5 mil dólares com 30 anos de idade e, em seguida, adiciona $500 dólares a cada mês, por exemplo, poderia ter quase $1 milhão depois de 40 anos (assumindo um retorno médio anual de 6%).

Olen e Pollack recomendam contribuir ao máximo do limite de contas de aposentadoria, como um 401 (k) ou  IRA . Ou, se isso é muito difícil, colocar pelo menos o suficiente para obter algum dinheiro do seu empregador (“Matching Program”, isso é dinheiro grátis!).

Ambas essas contas têm vantagens fiscais: O dinheiro em um 401 (k) ou IRA regular não é tributada até você fazer distribuições na aposentadoria, quando você vai pagar menos impostos sobre eles. (A Roth IRA funciona da maneira oposta: você coloca dinheiro no pós-impostos, mas pode ter ganhos mais tarde livre de impostos.) Você também pode ser capaz de fazer suas primeiras retiradas livre da pena de seu IRA para despesas de ensino superior ou para comprar sua primeira casa.

Eles também recomendam  pagar o saldo do cartão de crédito completamente a cada mês. Claro, isso provavelmente não virá como uma grande revelação para qualquer pessoa com um cartão de crédito, e Olen e Pollack não são os únicos em dar esse conselho. Mas alguns cálculos podem fornecer incentivo extra para pagar o saldo o mais rápido possível.

Assim como juros compostos podem ajudá-los a transformar $500 dólares por mês em $1 milhão de dólares ao longo do tempo, os juros sobre sua fatura de cartão de crédito podem mantê-lo em dívida por muito mais tempo do que você antecipou e te custar muito mais do que você imaginou.

Se você tem um saldo de $1 mil dólares com um juros de 16%, a média atual, e você paga o mínimo (juros mais 1% do saldo) a cada mês, por exemplo, levará nove anos para pagar esta dívida, e você vai pagar $792,87 dólares em juros. Mas, se pagar $50 dólares por mês, você vai terminar de pagar em dois anos, com apenas  $171 dólares em juros.

Leia o livro, vale a pena. Uma boa semana para todos!