Adriana Giovanini
Acaba de ser decidido que o período de transição para o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa será estendido até 31 de dezembro de 2015. Mesmo assim, caso você tenha ignorado as mudanças implementadas desde 2009, já chegou o momento de aderir. Não é tão complicado assim, já que apenas 0.5% das palavras sofreram alteração. O artigo abaixo mostra de maneira simplificada as novas, ou já nem tão novas, regras.
O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa entrou em vigor em 2009, mas por enquanto as duas formas de escrita ainda são aceitas, durante o período de transição que acaba de ser estendido até 31 de dezembro de 20015 (e não mais 1º de janeiro de 2013). Esse acordo foi proposto inicialmente em 1990, quando foi assinado em Lisboa (Portugal), mas o Brasil foi o primeiro país a implementar as regras oficialmente.
O intuito da reforma ortográfica é simplificar e unificar a grafia entre os países que falam português: Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Brasil e Portugal. Embora a grafia passe a ser unificada, a pronúncia e o vocabulário não mudarão.
Quais foram as principais mudanças?
O alfabeto consta agora de 26 letras, foram incluídas as letras k,w e y.Acento agudo:
Os ditongos abertos ‘ei’ e ‘oi’ de paroxítonas, não serão mais acentuados, como idéia e jibóia.Acento circunflexo:
Não será usado em: terceira pessoa do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos crer (crêem/creem), dar (dêem/deem), ler (lêem/leem), ver (vêem/veem) e seus derivados; palavras terminadas em hiato ‘o’, como enjôo/enjoo e vôo/voo. O acento circunflexo some nas palavras terminadas em ‘êem’ e ‘ôo’ Antes: crêem, vêem, lêem, enjôo Depois: creem, veem, leemTrema
A eliminação do trema em todas as palavras (ex: linguiça, sequência).Hífen
Mudança do emprego do hífen em algumas palavras (ex: contraindicação, ao invés de contra-indicação). O hífen não será mais utilizado nos seguintes casos: Quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com uma vogal diferente: extra-escolar - extraescolar aero-espacial - aeroespacialQuando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com uma vogal diferente:
extra-escolar - extraescolar aero-espacial - aeroespacialQuando o segundo elemento começa com s ou r, devendo estas consoantes serem duplicadas:
anti-religioso - antirreligioso anti-semita - antissemita contra-regra - contrarregraOnde e como os brasileiros que vivem fora podem se educar?
Como as novas regras ortográficas não sofreram alterações na maneira de falar, algumas pessoas não estão dando a devida importância na maneira de escrever, mas na verdade, escrever correto nunca foi tão importante como na atualidade. Mais do que nunca, usamos a escrita para nos comunicarmos, seja através de mensagens de texto, e-mails, em redes sociais, etc. A maneira como se escreve revela muito sobre a capacidade intelectual da pessoa. Escrever corretamente não quer dizer competência para escrever bons textos, mas se você deseja passar credibilidade, escrever certo é quase tão importante quanto o conteúdo. Por isso, antes de expor o seu texto leia e revise-o sempre.É nesse período de adaptação que devemos nos esforçar o máximo para escrever de acordo com a nova ortografia, e assim nos adaptarmos às novas regras. No início, escrever palavras como ideia, voo, plateia sem o acento nos dá a sensação de estarmos escrevendo de forma errada, mas esta é a nova regra e quanto mais rápido seguirmos esta reforma, menos estranho irá parecer.
Uma boa dica é memorizar a grafia ou recorrer ao dicionário. Ter as regras em mente é apenas o primeiro passo, o que vai fazer com que você realmente aprenda é colocá-las em prática através da escrita. A internet está repleta de websites sobre este assunto, aqui vão alguns como sugestão: www.ortografa.com.br/ - aqui você digita a palavra e o site indica a maneira correta de escrevê-la.
Você pode também baixar o aplicativo que está disponível gratuitamente na App Store:
www.michaelis.uol.com.br/novaortografia.php - O objetivo deste guia é expor ao leitor, de maneira objetiva, as alterações introduzidas na ortografia da língua portuguesa pelo Acordo Ortográfico da Língua PortuguesaVocê ainda vê muita gente confusa?
Se a reforma ortográfica gera confusão no próprio país de origem, imagine para as pessoas que moram fora e precisam ficar atentos para não tropeçar na maneira de escrever o português aprendido anteriormente. Por uma série de razões, muitas pessoas estão um tanto confusas e muitas são contra esta reforma ortográfica, principalmente os portugueses.Como toda mudança, deveremos passar por um processo de adaptação e a melhor maneira para se familiarizar com as novas regras é colocando-as em prática. Apesar de serem poucas as mudanças, (cerca de 0,5% das palavras sofreram alterações), leva-se tempo para mudar o que já está enraizado. Portanto, a dica é praticar, escrever, verificar o que foi escrito e consultar um dicionário em caso de dúvida. Além de haver muitas pessoas confusas, muitas ainda não estão conscientes de todas as mudanças, mas é importante se adaptar a elas antes que termine o prazo das duas formas serem aceitas, pois leva-se tempo para memorizar as regras de acentuação e o uso do hífen, principalmente.
Você pode citar algumas das palavras mais comuns para que as pessoas se eduquem com esta matéria?
ANTES - ATUAL idéia - ideia bóia - boia Coréia - Coreia platéia - plateia assembléia - assembleia estréia - estreia paranóia - paranoia Européia - Europeia apóio - apoio jibóia - jiboia jóia - joiaExtensão do prazo
No momento em que este artigo foi redigido, saiu a notícia de que a mudança que deveria acontecer a partir de janeiro de 2013 foi adiada: “Brasília - O senador Cyro Miranda (PSDB-GO) disse, no início de dezembro, que o novo acordo ortográfico da língua portuguesa deverá ter vigência obrigatória só a partir de 31 de dezembro de 2015”.De acordo com uma das senadoras a favor deste diferimento “O assunto precisa de mais tempo de maturação, bem como integração mais ampla com os demais países envolvidos”, defende autora da proposta, a senadora Ana Amélia, do Partido Progressista brasileiro.
Independente de quando este novo acordo ortográfico passe a vigorar oficialmente, o fato é que a mudança já aconteceu. Cabe a cada um se policiar para escrever de acordo com as novas regras e procurar colocá-las em prática desde já. Vamos começar?
Leia a seguinte frase, corrija-a e verifique a resposta abaixo:
A vice presidente é uma pessoa tranqüila, anti-social, mas super interessante. Desde que chegou da Coreia não pára de falar sobre os costumes do país e sobre o vôo que estava superlotado, consequentemente ela sofreu enjôos.Confira a resposta:
A vice-presidente é uma pessoa tranquila, antissocial, mas superinteressante. Desde que chegou da Coreia não para de falar sobre os costumes do país e sobre o voo que estava superlotado, consequentemente ela sofreu enjoos.Fontes:
http://www.reformaortografica.com/acentuacao-1/ http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/ http://blogs.mundolivrefm.com.br/mundodeletras