Oficiais estão calculando as perdas sofridas pelos sete condados mais afetados pela crise de “red tide” (maré vermelha) na costa do Golfo da Flórida. O total calculado até por enquanto foi de US$8 milhões de dólares, além da morte de 2 mil toneladas de vida marinha.
A Câmara de Comércio de Sanibel e Captiva Island registrou perdas de mais de US $ 4 milhões em julho. Isso porque os números de agosto ainda não foram divulgados. O Condado de Sarasota lista seus danos de agosto em mais de US $ 1,4 milhão.
Ao norte do condado de Sarasota, Cortez Surf & Paddle, no condado de Manatee, conta com praias e água limpas. Agora que a maré vermelha se instalou, a proprietária Rochelle Neumann disse à CNN que não conseguiu fazer nenhuma reserva. "Não tenho como saber se isso vai durar duas semanas ou mais quatro meses", disse ela, de acordo com a CNN. "Isso pode acabar com a gente permanentemente".
A Câmara de Comércio de Fort Myers Beach estima que a maré vermelha custou às empresas cerca de US $ 2,7 milhões em agosto.
Não só as empresas bem como funcionários estão sentindo os impactos. Estima-se que os funcionários de empresas em Fort Myers Beach perderam US $ 559.770 em salários neste mês.
Os governos planejam gastar milhões
Enquanto a maré vermelha segue afetando as águas ao longo da costa do Golfo da Flórida, governos estaduais e municipais se preparam para uma longa luta. Isso porque não há como prever quando o problema irá acabar.
A FWC analisou 7.600 amostras de água desde o florescimento das algas em novembro de 2017, de acordo com a CNN.
O preço da limpeza no condado de Sarasota atingiu mais de US $ 96 mil. Outros municípios estão trabalhando com agências estaduais para limpar suas praias.
O Condado de Manatee acaba de receber uma doação de US $ 750 mil que eles usarão para a limpeza. O condado de Lee recebeu cerca de US $ 1,3 milhão em assistência do Departamento de Proteção Ambiental da Flórida.