A terceira noite de protestos em Minneapolis pelo caso George Floyd - o homem negro morto por policiais brancos na última segunda-feira, 25 - resultou no incêndio da delegacia de polícia onde os agentes trabalhavam – bem como em prédios próximos, e os protestos se espalham pelo país nesta sexta-feira, 29.
A morte de Floyd desencadeou dias de contínuos protestos e saques dispersos de lojas na cidade, enquanto manifestantes denunciavam a violência contra afro-americanos por policiais.
Uma equipe da CNN foi libertada logo após serem presos enquanto transmitiam ao vivo os protestos.
Morte de afro-americano em abordagem policial será investigada pelo FBI
O presidente Donald Trump, que na terça-feira (27) havia postado uma mensagem de apoio à família de Floyd e disse que pediu a intervenção do FBI no caso, voltou a se manifestar nesta quinta e condenou a violência nos protestos.
– Investigação: Os quatro agentes envolvidos na morte de Floyd, que foram demitidos no mesmo dia que o vídeo da ação parou nas redes sociais, não estão colaborando com as investigações e se negam a responder os questionamentos dos investigadores.
Segundo as autoridades locais comentaram durante uma coletiva de imprensa, ainda não há nenhuma acusação formal contra eles. O FBI, por sua vez, pediu mais imagens e vídeos do dia da abordagem para analisar a participação de cada um dos quatro.
No principal vídeo postado nas redes sociais, de quase 10 minutos, é possível ver Floyd completamente imobilizado por Chauvin. Diversas pessoas que estavam acompanhando a ação, pediam para que o policial branco tirasse o joelho do pescoço da vítima, que relatou por diversas vezes que não estava conseguindo respirar. Quando o homem ficou visivelmente imóvel, uma ambulância chegou e Floyd foi retirado do local. Na versão oficial, Floyd morreu “após um incidente médico durante uma operação policial”.
O governador de Minnesota, Tim Walz, pediu na quinta-feira que a administração federal envie a Guarda Nacional para ajudar a conter a violência nos protestos. No entanto, ele não informou se agentes já foram enviados e quantos são. Com informações da Agência ANSA e The NY Times.
https://youtu.be/il8OQJxQSE8
https://youtu.be/dr5q80NDebU

