Um novo projeto de lei que tramita na legislatura da Flórida tornaria ilegal que as mulheres realizassem um aborto depois que um batimento cardíaco fetal for detectado.
Se aprovado, o projeto de lei, intitulado HB 235, tornaria crime para qualquer pessoa que “conscientemente ou propositalmente realize ou induza um aborto em uma mulher grávida com a intenção específica de causar ou encorajar o término da vida do ser humano não nascido cujo batimento cardíaco fetal foi detectado.
Haveria algumas exceções limitadas em situações em que a vida de uma mulher está em perigo.O projeto de lei é patrocinado pelo deputado estadual republicano Mike Hill, que recentemente ganhou as manchetes por um projeto de lei que arquivou e que tornaria ilegal a remoção de estátuas da Confederação.De acordo com o Capitol News Service, Hill disse que um batimento cardíaco fetal geralmente pode ser detectado após 18 dias. No entanto, o Planned Parenthood observou que na verdade leva seis semanas para detectar o batimento cardíaco de um feto, de acordo com o artigo.