Polícia captura suspeito de ser assassino em série no Texas
Por Gazeta News
A polícia do Texas capturou o suspeito de ser assassino em série que matou ao menos três pessoas na última semana. Nesta terça-feira, 17, José Gilberto Rodriguez foi preso após uma perseguição policial que durou 14 minutos. Rodriguez, 46 anos, tem uma longa história criminal e violou sua liberdade condicional, segundo o Gabinete do Xerife do Condado de Harris, que disse que Rodriguez é um criminoso sexual registrado e é considerado um "serial killer". Ele foi localizado por uma denúncia de um morador do subúrbio de Houston sobre um veículo suspeito horas depois que a polícia advertiu que um assassino em série poderia estar à solta. Ele foi detido em conexão com três homicídios, incluindo dois em lojas locais de colchões, roubo agravado e uma invasão domiciliar. De acordo com o Departamento de Justiça Criminal do Texas, Rodriguez teve várias condenações em Harris County e cumpriu sentenças até 2014, quando uma sentença de 10 anos de uma condenação do Condado de Anderson começou. Essa sentença estava programada para terminar em 2023. No entanto, ele foi solto para cumprir liberdade condicional em setembro de 2017. Rodriguez também esteve em um programa de tratamento de agressores sexuais, segundo os registros policiais. As autoridades disseram que um mandado foi emitido para Rodriguez depois que ele cortou a tornozeleira eletrônica em 5 de julho, antes do início dos crimes. Em 8 de julho a bateria da tornozeleira acabou e parou de transmitir dados à polícia, de acordo com o Tribunal. Rodríguez foi descoberto na manhã desta terça em uma vizinhança que, acredita-se, frequenta habitualmente, e onde supostamente buscava uma nova vítima. "É possível que procurasse na vizinhança a sua próxima vítima", assinalou González. O primeiro assassinato ao qual a polícia vincula Rodríguez é o de uma viúva de 62 anos que vivia sozinha, segundo a imprensa local. Pamela Johnson foi encontrada morta em sua casa em 13 de julho. Nesse homicídio, e no de um funcionário de 28 anos de uma loja de colchões no dia seguinte, Rodríguez levou os automóveis das vítimas, de acordo com relatos. Uma terceira vítima foi achada na segunda-feira, 16, em outra loja de colchões de Houston. Com extensa ficha criminal, o seu histórico inclui:
Condenado por uso não autorizado de um veículo / joyriding em Baytown em 1989. Ele se declarou culpado de uma contravenção Classe A.
Condenado por roubo de carros em 1989 no condado de Montgomery. Ele recebeu seis anos de liberdade condicional e pagou uma multa.
Condenado por agressão sexual agravada de uma menina de 16 anos em 1990 no condado de Harris. Ele foi condenado a 20 anos de prisão.
Condenado por roubo em 1990 no condado de Harris. Condenado a seis anos de prisão.
Condenado por roubo de uma residência em 1990 no condado de Harris. Ele se declarou culpado e foi condenado a 25 anos de prisão
Condenado por roubo de carros. Ele se declarou culpado e foi condenado a 10 anos de prisão
Condenado por delito criminal em 1990 no condado de Montgomery. Ele se declarou culpado e foi creditado pelo tempo de serviço.
Condenado por arma mortal em instituição penal (enquanto em custódia do TDCJ na Unidade Coffield) em 1992 no condado de Anderson. Com informações do Click2Houston.