Enquanto pesquisas ainda estão em andamento, cientistas aconselham a diminuição de ingestão de enlatados, pelo menos os que contêm BPA.
Comer alimentos enlatados todos os dias pode aumentar os níveis do composto bisfenol A (BPA) na urina de uma pessoa em mais quantidade do que se suspeitava anteriormente, sugere um novo estudo. O BPA é um subproduto dos produtos químicos utilizados para prevenir a corrosão, e por isso é encontrado em muitos alimentos enlatados.
Pessoas que comem uma porção de sopa enlatada a cada dia, por cinco dias seguidos, têm níveis de BPA de 20,8 microgramas por litro de urina, ao passo que pessoas que comem sopa fresca, têm níveis de 1,1 microgramas por litro, de acordo com o estudo.
Quando pesquisadores analisaram o aumento dos níveis de BPA visto em média dos participantes que comeram sopa enlatada em comparação com aqueles que comeram sopa fresca, eles descobriram esse salto de 1.221%.
“Ver um aumento desta magnitude foi bastante surpreendente”, disse a líder do estudo Karin Michels, professora associada de epidemiologia na Escola de Saúde Pública da Harvard.
O estudo observou que os níveis superiores a 13 microgramas por litro foram encontradas em apenas 5% dos participantes no National Health and Examination Survey, que é um estudo em curso realizado pelo Center for Disease Control and Prevention.
“Estamos preocupados com a influência de químicos que causam desregulação hormonal na saúde em geral, e o BPA é um deles”, disse Michels ao MyHealthNewsDaily. Esse estudo foi publicado online no Journal of the American Medical Association.
Sopa para o almoço
O estudo incluiu 75 pessoas, com idade média de 27 anos. Um grupo de participantes tomaram 12oz de sopa fresca todos os dias na hora do almoço, enquanto os outros comiam a mesma quantidade de sopa enlatada. Amostras de urina foram coletadas dos participantes no quarto e quinto dias do estudo. O BPA foi detectado em 77% das pessoas que comeram a sopa fresca, e em todas as pessoas que comeram a sopa enlatada, de acordo com o estudo.
“Nós já sabíamos há algum tempo que bebidas armazenadas em certos plásticos rígidos podem aumentar a quantidade de BPA em seu corpo. Este estudo sugere que alimentos enlatados podem ser uma preocupação ainda maior, especialmente dada a sua ampla utilização”, disse a pesquisadora Jenny Carwile, estudante de doutorado em Harvard.
BPA e saúde
Um estudo de 2008 com 1.455 pessoas, revelou que níveis mais altos de BPA na urina foram relacionados com maiores riscos de desenvolver doença cardiovascular e diabetes, e as concentrações anormais de certas enzimas do fígado, mesmo depois que fatores como idade, índice de massa corporal e tabagismo foram tidas em conta.
Outros estudos têm encontrado que os níveis de BPA na urina de mulheres durante a gravidez pode causar problemas de saúde no bebê.
Não se sabe quanto tempo os níveis de BPA podem permanecer altos no corpo, segundo o estudo. No entanto, também não se sabe se tal aumento pode afetar a saúde, disseram os pesquisadores.
“Reduzir o consumo de alimentos enlatados pode ser uma boa ideia, especialmente para pessoas que consomem alimentos enlatados regularmente”, disse Michels. “Talvez os fabricantes podem começar a tirar o BPA do revestimento de latas - alguns já fizeram isso, mas apenas alguns”.