O ator mexicano Raul Méndez é considerado um dos melhores atores da sua geração por ter uma formação clássica, além de ser comparado a um camaleão, por ter trabalhado em filmes, novelas, seriados e teatro. Raul já conquistou o público mexicano e agora está pronto pra conquistar os brasileiros e americanos.
Atualmente, ele está, podemos dizer, muito ocupado. Está atuando em duas produções originais do Netflix, com personagens bem distintas. Uma delas é Joaquin, um cara bem carismático e instável, para a série Sense8, sob a direção de James McTeigue e criado e produzido por Lana e Andy Wachowski.
Sense8 terá sua estreia no dia 12 de junho. A outra personagem é importante na série NARCOS, onde interpreta o presidente César Gaviria, que lutava contra o narcotráfico de Pablo Escobar, na Colômbia. NARCOS é produzido e dirigido pelo diretor brasileiro José Padilha (Tropa de Elite), que também produz ao lado de Chris Brancato. Essa nova série tem estreia marcada para agosto e conta também no elenco com o ator brasileiro Wagner Moura. “Estou adorando trabalhar com os brasileiros, além de estar aprendendo muito”, disse Raul na entrevista feita por telefone, na semana passada.
Além do Netflix, Raul também está na nova série Texas Rising, do canal History Channel, que tem sua estreia nesse fim de semana do Memorial Day, dia 25 de maio. Texas Rising é uma série de 10 horas que conta os detalhes da revolução no estado do Texas e a criação dos Texas Rangers. Raul interpreta Juan Seguin ao lado de um elenco estelar; Bill Paxton, Ray Liotta, Jeffrey Dean Morgan, Brendan Fraser são alguns dos nomes. A série é dirigida por Roland Joffé, diretor nominado duas vezes ao Oscar.
Um dado interessante, Raul nasceu em Torreón, México e, quando tinha 13 anos, o filme Patman & Little Boy foi filmado lá sob a direção do próprio diretor Roland Joffé. “Foi uma surpresa pra mim quando li o roteiro e me dei conta que iria ser dirigido por alguém que me inspirou a seguir essa carreira”, disse Raul. Emocionado, acrescentou: “no momento que o vi pela primeira vez no set de filmagens, passou um filminho na minha cabeça e lembrei dele gravando as cenas na minha cidade”. Vale ressaltar que Raul nunca chegou a conversar com Rolland naquela época.
Em março, estreou o filme de terror Vistitantes, onde Raul protagoniza um pai de família ao lado da atriz Kate Del Castillo. Visitantes conta a história de um casal e seu filho que têm uma vida tranquila até que começam a ver espíritos dentro da sua casa tirando a sua paz. “Gosto do gênero terror e foi por isso que aceitei esse papel, além de ser um filme com sustos não tão convencionais. Aqui, nos Estados Unidos, é um dos gêneros mais assistidos e ainda não chegamos a isso no México”, diz. “Tento escolher personagens que me incomodam um pouco. Por isso, sempre interpreto personagens distintas”, explica sobre ter uma coleção de personagens diferentes.
Entre esssas personagens incluem o mexicano nortenho Chacorta, da novela “El Señor de los Cielo”, uma das personagens favoritas da televisão, no ano passado, e sucesso nas redes sociais, principalmente no Twitter, e Ferroq no The Legend of Zorro, no qual raspou a cabeça e ganhou uns quilinhos para interpretá-lo. Raul acabou de mudar para Los Angeles e já conseguiu seu primeiro papel em Hollywood, no longa En el tiempo de las Mariposas, produzido por Salma Hayek. Mesmo tendo as mãos cheias de projetos na terrinha do Tio Sam, ele não descarta os convites que vem do México e diz: “nunca vou falar não para o meu país”.
ESTREIAS DA SEMANA

Tomorrowland (Walt Disney)
Estreia na próxima sexta-feira, dia 22 de maio, Tomorrowland (Walt Disney), novo filme de ficção-científica e aventura com o ator George Clooney, que foi inspirado na atração do mundo do futuro criado por Walt Disney. O longa é dirigido por Brad Bird, que também escreve o roteiro com Damon Lindelof. A história retrata uma jovem que vai atrás de um inventor amargurado para investigar a Tomorrowland dos dias atuais para solucionar um mistério que envolve realidades paralelas. Além de George Clooney, estão no elenco Britt Robertson, Judy Greer, Hugh Laurie, Tim McGraw, entre outros. Tomorrowland é mais uma aposta da Disney para esse verão. O interessante é que os trailers não entregam muito sobre a história, deixando um mistério no ar e, por essa razão, eu entendo por que o diretor Brad Bird não aceitou dirigir o novo Star Wars. Vale a pena assistir! #TomorrowlandPoltergeist (20th Century Fox)
Aloft (Sony Pictures Classics )
When Marnie Was There (GKIDS)
ESTREIAS DE VERÃO - PARTE III
Underdogs (The Weinstein Co.)
14 de agosto
Hitman: Agent 47 (20th Century Fox)
28 de agosto
El Americano: The Movie (FilmSharks International)
28 de Agosto