O ministro da Fazenda Antonio Palocci disse em Washington nesta sexta-feira que o governo deu uma resposta de primeiro mundo para a crise política.
Para Palocci, “resposta de primeiro mundo” significa ter separado os problemas políticos dos econômicos.
“Problemas políticos se combatem com medidas políticas e problemas econômicos, com medidas econômicas”, afirmou o ministro, ao final do almoço oferecido pelo secretário do Tesouro americano, John Snow, aos ministros da Economia dos países do G7.
Palocci disse ainda que a economia no Brasil nunca esteve tão bem. “Pegue dez índices econômicos brasileiros e você vai ver que os dez melhoraram.”
“Não que crises políticas melhorem a economia”, explicou o ministro, “mas na medida em que o governo manteve firme esta posição, a economia seguiu seu curso positivo, como já era esperado.”
"Maturidade"
Palocci também disse acreditar que a reação do governo à crise política demonstra maturidade do país.
“O país conseguiu fazer com que suas instituições funcionassem, mesmo diante de crises políticas. Atuou frente às crises, em vez de escondê-las", concluiu.
O almoço oferecido aos ministros do G7 faz parte do encontro anual do bloco que precede a reunião anual do Banco Mundial e do FMI, neste fim de semana, em Washington.
O Brasil e outros países emergentes foram convidados para o encontro.