DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Os cérebros dos homens e das mulheres funcionam da mesma forma?

Durante muitos anos acreditou-se que o cérebro das mulheres tinha capacidade diferente do cérebro dos homens. Porém, novos estudos e novos testes mostram que a capacidade de fazer múltiplas tarefas ao mesmo tempo é igual em homens e mulheres.

Na prática, o que vemos é que as mulheres usam mais essa habilidade que os homens; mas quando são testados, os homens mostram as mesmas capacidades.

Outra capacidade atribuída às mulheres mais que aos homens é de ver a bagunça e a arrumar a bagunça. Isto também caiu por terra. Homens e mulheres podem e veem as bagunças da mesma forma, o que pode mudar é a necessidade de arrumar ou se importar com ela e isso não depende do cérebro.

Essas diferenças não neuronais, mas sim comportamentais, se agravam quando os filhos nascem. As mulheres se sentem mais pressionadas que os homens a cuidar dos filhos, a acordar à noite, a manter a casa em ordem e a planejar o dia seguinte.

São as mulheres também as primeiras a decidirem largar o trabalho remunerado quando os cuidados dos filhos e da casa se tornam prioridade para o casal.

O efeito do aumenta da pressão sobre as mães é duas vezes maior que sobre os pais. E são as mulheres que apresentam maior índice de doenças mentais depois que os filhos nascem. Quando o segundo filho nasce a pressão dobra novamente.

Contra a mudança de hábitos que já vem se instalando na sociedade está a crença popular que as mulheres tem mais capacidade para cuidar da casa e dos filhos que os homens.

O que é necessário sem dúvida são mais políticas públicas de esclarecimento e de proteção da condição feminina para que a igualdade se instale de fato na sociedade e não apenas quando for conveniente dividir a conta do restaurante.

Baixe nosso app:

Comments

comments

Tags: ,,,,,

Ivani Manzo
Ivani Manzo
Dra. Ivani Manzo é doutora em Ciências pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP – EPM com ênfase em obesidade, gestação e exercício. Em 2010 iniciou seus estudos em Life Coach e desde então trabalha ajudando as pessoas a alcançarem seus objetivos.



265