Arquiteto da genialidade - Cristovam Buarque
Um dos mais conceituados arquitetos brasileiros, Lelé participou da construção de Brasília, ao lado Oscar Niemeyer. Na capital do país, assinou projetos como o do Instituto Central de Ciências, conhecido como Minhocão, e o Memorial Darcy Ribeiro-Beijódromo, na Universidade de Brasília (UnB).
Na UnB, ele também lecionou e pediu demissão ao lado de 209 professores e servidores, em protesto contra a repressão na universidade, durante a ditadura militar. Também foi responsável pelos desenhos dos hospitais da Rede Sarah. Foi um arquiteto diferenciado, nos desenhos e soluções, buscou um compromisso com o socialismo, nas diferentes obras que fez. Era uma pessoa de grande caráter.
Em discurso no Senado, lamentei a morte desse grande arquiteto, uma perda de dimensão nacional, e de um amigo que se foi e que conheci bem quando fui reitor da Universidade de Brasília.
Lelé foi além da genialidade da arquitetura. Ele também se dedicou a obras em comunidades pobres, como na cidade de Abadiânia, interior de Goiás, a cem quilômetros de Brasília. Lá ele construiu uma pequena usina de pré-moldados leves em argamassa armada, a fim de erguer escolas rurais e pontes para estradas vicinais. Ele era um cidadão exemplar, preocupado com os problemas do povo.
*Cristovam Buarque é professor da UnB e senador pelo PDT-DF.