Número de imigrantes indocumentados aumenta em 7 estados e diminui em 14

Por Gazeta News

pew reserach Foto - Suffolktimes

A população de imigrantes indocumentados dos Estados Unidos não mudou muito em números desde a recessão econômica, mas imigrantes escolheram outros lugares para viver. De 2009 a 2012, de acordo com o Pew Research Center, a população de imigrantes indocumentados cresceu em sete estados e diminuiu em 14.

Cinco estados da costa leste estão entre os quais o número de indocumentados cresceu entre 2009 e 2012 – Flórida, Maryland, New Jersey, Pensilvânia e Virgínia. O número de indocumentados também cresceu em Idaho e  Nebraska.

Seis estados do Oeste estão entre os que viram a população de indocumentados diminuir no mesmo período: Arizona, Califórnia, Colorado, Nevada, Novo México e Oregon. Outros estados do sul também viram o mesmo: Alabama, Geórgia e Kentucky; no Centro-Oeste: Illinois, Indiana e Kansas, e no Nordeste: Massachusetts e Nova York.

Nacionalmente, a população de 11.2 milhões de imigrantes sem autorização não mudou de 2009 para 2012, ano em que a recessão terminou. Esse número tinha chegado a 12.2 milhões em 2007 e começou a cair ao longo dos dois anos seguintes durante a recessão. Por que a população de indocumentados caiu em 14 estados entre 2009 e 2012? De acordo com analistas do Pew Research, a queda em 13 deles foi por causa da queda na população de imigrantes indocumentados do México. A exceção foi Massachusetts, onde a queda se deu por causa da diminuição de imigrantes indocumentados também de outros países.

Em seis dos sete estados onde a população de indocumentados aumentou no mesmo período, isso aconteceu por diferentes motivos e variações na população de mexicanos.

Na Flórida, as indústrias da agricultura, construção e hotelaria costumam atrair mais indocumentados, além da população imigrante em geral, especialmente no sul da Flórida, onde o espanhol é uma das línguas mais faladas, disse a “Associated Press”.

Uma recente decisão da Flórida de deixar com que milhares de jovens paguem “in-state tuition” (o mesmo valor de mensalidade) nas faculdades, independentemente de seu status imigratório, pode ter tornado o estado mais atraente. O estado atrai haitianos, caribenhos e latino americanos.

Residentes e naturalizados

Imigrantes indocumentados eram 3.5% da população dos Estados Unidos de 316 milhões de pessoas em 2012 e 26% da população de 42.5 milhões de residentes nascidos em outros países, de acordo com estimativas do centro de pesquisa.

A população estrangeira de 42.5 milhões de pessoas em 2012 consistia de 11.7 milhões de residentes permanentes, 17.8 milhões de cidadãos naturalizados e 1.9 milhões de residentes legais com status temporário (incluindo estudantes, diplomatas e trabalhadores convidados).

Os 8.1 milhões de imigrantes indocumentados que estavam trabalhando ou procurando trabalho em 2012 eram 5.1% da força de trabalho. O estado onde a força de trabalho por parte dos imigrantes era a mais alta era Nevada (10,2% em 2012). Outros estados em que esse número era maior em 2012 era a Califórnia (9,4%) e o Texas (8,9%).