O número de aparelhos de clonagem de cartões de crédito encontrados em bombas de gasolina na Flórida é cada vez maior e com uma tecnologia cada vez mais sofisticada.
Com a nova tecnologia, criminosos instalam dispositivos dentro de bombas de gasolina e recuperassem informações remotamente em seus celulares, disse Aaron Keller, do Departamento de Agricultura e Serviços ao Consumidor da Flórida.
A maioria dos consumidores descobre quando suas empresas de cartão de crédito congelam suas contas. E isso está acontecendo com mais freqüência.
Inspetores do estado estão no caminho de encontrar “skimmers” de cartão em pelo menos 1.000 bombas de gasolina em toda a Flórida este ano. No ano passado inteiro foram 650 bombas e quase 220 em 2016.
Até o momento neste ano, quase 200 skimmers foram encontrados no sul da Flórida, sendo que 112 foram em Broward, 54 em Palm Beach e 18 em Miami-Dade.
De acordo com Keller, a maioria dos golpes de clonagem fazem parte de um empreendimento criminoso organizado. Uma vez que as informações do seu cartão de crédito são obtidas, os cartões duplicados são feitos e os criminosos os usam ou vendem.
Os ladrões agora enfrentam até 15 anos de prisão se forem pegos usando skimmers. Mas isso não impediu que eles criassem novas maneiras de obter suas informações.
Eles costumavam colocar os skimmers frontais falsos no exterior da bomba de gás. Isso evoluiu para invadir as bombas, instalando os skimmers dentro e recuperando-os mais tarde. Então, os skimmers foram colocados dentro da bomba de gasolina e os dados vitais foram baixados sem fio para criminosos estacionados nas proximidades.
"A última novidade é que estamos descobrindo scanners habilitados para celular que enviam as informações do cartão de crédito roubado ao vivo, em tempo real, porque são roubadas", disse Keller.
Postos de gasolina seriam obrigados a ter leitores de cartões de crédito com chip como alternativa mais segura do que passar as tarjas magnéticas dos cartões, mas o prazo de 2017 para instalação foi estendido até 2020.
Alguns proprietários de postos citam problemas de tecnologia e a despesa de instalar novos leitores de chip nas bombas.
Ned Bowman, diretor executivo da Florida Petroleum Marketers Association, disse que a extensão do prazo é mais uma questão de mão de obra.
"Não há técnicos suficientes em campo para fazer as substituições", disse ele. "Você está falando de 28.000 a 40.000 bombas de gasolina que precisam ser substituídas".
Bowman disse que mais skimmers estão sendo encontrados porque a indústria, os inspetores do estado e a polícia local estão combinando esforços. Bombas mais antigas são mais vulneráveis, então as companhias de petróleo estão ajudando os proprietários de postos de gasolina a substituí-las.
"No geral, a Flórida tem sido muito pró-ativa", disse Bowman. "Todo mundo está na mesma página e trabalhando para o mesmo objetivo."
Então, o que podemos fazer para nos mantermos seguros?
Pague com dinheiro ou cartão de crédito dentro do posto de gasolina em vez de na bomba. Não use um cartão de débito, pois criminosos podem drenar sua conta bancária com os dados e os cartões de débito que não têm a mesma proteção contra roubo que os cartões de crédito fornecem.
Se você está com pressa ou prefere a conveniência de pagar na bomba, escolha uma na vista do atendente do posto de gasolina. Criminosos tendem a instalar skimmers em bombas mais distantes.
Verifique a bomba de gasolina para sinais de amassados ??ou danos. As bombas adequadamente inspecionadas têm uma tira de fita de segurança sobre a junção ou trava no gabinete da bomba de gás. Se a fita estiver rasgada ou faltando, isso pode ser um sinal de alerta.
Mas os postos de gasolina não precisam ter fita de segurança se houver outras medidas de segurança em vigor. Algumas bombas disparam alarmes, enquanto outras desligam se forem abertas de maneira inadequada. A indústria também está projetando dispositivos de segurança mais fortes para a próxima geração de bombas, de acordo com Bowman.
Diga ao atendente se achar que há alguma adulteração na bomba de gasolina. Se você encontrar compras estranhas no extrato do cartão de crédito, ligue para o banco ou para o emissor do cartão de crédito e ligue para a linha direta de atendimento ao consumidor no telefone 1-800-435-7352 ou registre uma reclamação on-line em FreshFromFlorida.com.
"Vamos enviar um inspetor o mais rápido possível para checar aquela bomba, remover o skimmer e fazer uma investigação criminal", disse Keller.
Dicas:
- Pagar em dinheiro ou usar um cartão de crédito dentro do posto de gasolina,
- Use o leitor de cartão de crédito de chip se estiver disponível, em vez de passar o cartão.
- Não use cartões de débito na bomba.
- Use as bombas de gasolina mais próximas do caixa.
- Procure por uma tira de fita de segurança nas travas da bomba ou junções, o que indicam que foram inspecionadas.
- Procure sinais de que a bomba tenha sido aberta ou adulterada de alguma forma.
- Verifique regularmente os extratos do seu cartão de crédito em busca de sinais de roubo ou fraude e ligue para o seu banco.
- Se você suspeitar de um problema, ligue para o estado em 1-800-435-7352 ou registre uma reclamação on-line no site FreshFromFlorida.com. Com informações de Sun Sentinel.
Matérias relacionadas:
https://gazetanews.com/mais-cinco-brasileiros-sao-presos-por-clonagem/
https://gazetanews.com/dois-brasileiros-sao-detidos-em-bota-raton-acusados-de-clonagem-de-cartao/
https://gazetanews.com/brasileiros-sao-presos-por-roubo-e-clonagem-de-cartao-de-credito-em-new-orleans/