A integração da inteligência artificial na vida cotidiana causou apreensão em determinados setores do mercado de trabalho.
Embora não seja provável que a maioria dos empregos sejam extintos, algumas funções correm o risco de serem assumidos pela inteligência artificial (IA).
A plataforma de dados de marketing digital '(un)Common Logic' realizou um estudo, usando dados do 'Bureau of Labor Statistics' e pesquisas sobre IA, para descobrir as cidades com o maior número de trabalhadores em risco e os setores em que a IA apresenta maior ameaça.
De acordo com o estudo, três das 10 principais áreas metropolitanas com o maior número de trabalhadores em risco de deslocamento de emprego por IA estão na Flórida.
O deslocamento de empregos por IA se refere a empregos que estão sendo substituídos por sistemas automatizados possibilitados pelo desenvolvimento da tecnologia de inteligência artificial.
Esse empregos são, geralmente, funções que envolvem muitas tarefas repetitivas ou simples, como entrada de dados, revisão de textos, contabilidade e telemarketing.
Por exemplo:
- Analistas de orçamento
- Agentes de empréstimo
- Contadores
- Agentes de vendas de seguros
- Paralegais
Segundo a revista Forbes, outra lista de trabalhos com alta probabilidade de serem substituídos pela IA inclui funções administrativas e de entrada de dados, empregos de atendimento ao cliente, empregos de manufatura e linha de montagem, caixas de varejo, empregos de design gráfico de nível básico e empregos de tradução.
Qual lugar dos EUA tem o maior número de empregos vulneráveis à IA?O estudo da (un)Common Logic indica que as cidades da Flórida representam três das cinco principais áreas metropolitanas onde há mais empregos em risco devido à IA.
A área metropolitana de Tampa-St.Pete está em primeiro lugar nos EUA. A área metropolitana de Miami vem logo atrás, em segundo lugar, e Jacksonville ocupa o quarto lugar.
- Tampa - São Petersburgo - Clearwater, Flórida
- Miami - Fort Lauderdale - West Palm Beach, Flórida
- Birmingham - Hoover, Alabama
- Jacksonville, Flórida
- Buffalo - Cheektowaga - Niagara Falls, Nova York
- Austin - Round Rock, Texas
- Kansas City, Missouri - Kansas
- Phoenix - Mesa - Scottsdale, Arizona
- Denver - Aurora - Lakewood, Colorado
- Nova York - Newark - Jersey City, Nova York - Nova Jersey - Pensilvânia
"Em cinco estados - Dakota do Sul, Kansas, Delaware, Flórida e Nova York - mais de um em cada dez trabalhadores é vulnerável à automação relacionada à IA. Essas regiões têm alta concentração de trabalhadores no setor de conhecimento", constatou a (un)Common Logic.
De acordo com o estudo, a Flórida é o estado com o quarto maior número de empregos em risco de serem substituídos por inteligência artificial.
Veja a lista completa aqui:
- Dakota do Sul
- Kansas
- Delaware
- Flórida
- Nova York
- Nova Jersey
- Nebraska
- Arizona
- Maryland
- Colorado
Fonte: The Palm Beach Post