Na última quarta-feira (9), a Guarda Costeira dos Estados Unidos descarregou mais de 21 toneladas de cocaína e uma quantidade de maconha, avaliadas em mais de 509 milhões de dólares, no Porto de Everglades, em Fort Lauderdale.
A operação foi realizada durante uma missão de quatro meses no Oceano Pacífico Oriental pelo navio Cutter James. A tripulação utilizou sistemas de vigilância, drones, aeronaves e embarcações para interceptar vários navios e apreender as drogas.
Durante a coletiva de imprensa, com a presença da procuradora-geral Pam Bondi e do diretor do FBI, Kash Patel, foi informado que os carregamentos estão ligados a dois grandes cartéis do tráfico. Como resultado da operação, 11 ações criminais serão movidas no Distrito Médio da Flórida.
Bondi afirmou que essa operação é um exemplo claro de como o Departamento de Justiça está apoiando a luta contra o crime violento. “As drogas que vocês viram hoje não destruirão mais vidas. Elas agora vão nos ajudar a prender os criminosos”, declarou.
Patel acrescentou: “Vamos tirar essas drogas das ruas e, como disse a procuradora-geral Bondi, vamos prender os responsáveis. Eles não estarão mais livres.”
As autoridades enfatizaram que missões como essa têm um impacto real, impedindo que entorpecentes cheguem às ruas e salvando inúmeras vidas.
Na semana anterior, Bondi já havia estado na Flórida para anunciar a prisão de nove integrantes — alguns já condenados, outros suspeitos — da violenta gangue MS-13, ligados a homicídios antigos nos condados de Broward e Palm Beach.
Fonte: NBC