Você provavelmente já viu as lagartas de mariposa Tussock perto da sua casa ou em parques locais nas últimas semanas. Esses insetos peludos podem causar erupções cutâneas se você os tocar.
As lagartas estão por toda a cidade de Oviedo, e as autoridades estão orientando os moradores a terem cuidado. Embora não piquem, elas podem irritar a pele ao entrar em contato.
"Estamos pedindo para as pessoas ficarem atentas. Pais e visitantes, se você trouxer seus filhos para o parque e ver uma delas, não brinque com elas. Elas têm uma sensação parecida com fibra de vidro nos dedos quando você as toca", disse Lisa McDonald, gerente de comunicações da cidade de Oviedo.
Esses insetos nativos da Flórida surgem nesta época do ano, cobrindo árvores e estruturas enquanto buscam lugares para fazer seus casulos.
"As lagartas são uma parte incrivelmente importante do nosso ecossistema. Elas servem de alimento para vários animais", disse Adam Dale, professor associado de Entomologia na Universidade da Flórida.
Especialistas em insetos, como Dale, recomendam usar luvas ou algum objeto, como um cartão de crédito, para movê-las e evitar o contato direto.
"Elas têm espinhos pequenos que podem se quebrar na sua pele, causando irritação", explicou ele. "Eles parecem pequenos pincéis nas costas, mas são esses os que você não quer tocar."
Se você entrar em contato com uma lagarta de mariposa Tussock, veja o que fazer:
- Remova os pelos com fita adesiva.
- Lave a área com água e sabão.
- Aplique gelo ou uma pasta de bicarbonato de sódio com água para aliviar a pele.
Dale alerta que até os casulos delas têm esses pelos irritantes. Então, se você quiser limpar uma área onde eles se transformaram em mariposas, use uma vassoura.
Fonte: News6