Uma histórica tempestade de neve está atingindo o Sul dos EUA, com um alertas de nevasca emitidos pela primeira vez para partes da costa do Texas e da Louisiana. O fenômeno pode causar condições de viagem debilitantes e interrupções no fornecimento de energia na região. Os aeroportos de Houston foram fechados, e mais de 2.000 voos foram cancelados em todo o país.
A neve começou a cair na manhã de terça-feira (21), atingindo cidades como Austin, Houston, Louisiana, Mississippi e Alabama. Ao meio-dia, a tempestade se desloca para o leste, passando pela Georgia e as Carolinas.
O governador da Flórida Ron DeSantis declarou estado de emergência antes da tempestade, que afetará principalmente a parte norte do estado.
Um trecho do norte da Flórida, especialmente em torno de Tallahassee, a oeste de Panhandle, pode receber alguns centímetros de neve ao longo do corredor da I-10, começando no final da terça-feira (21).
Em Houston, a previsão é de 2 a 8 cm de neve, enquanto New Orleans pode acumular de 8 a 12 cm. A cidade de New Orleans registrou neve apenas oito vezes desde 1948, e a prefeita LaToya Cantrell afirmou que uma tempestade dessa magnitude não ocorre desde 1963. O aeroporto de New Orleans também cancelou voos, e a Ponte Lake Pontchartrain foi fechada. A neve deve cessar até o amanhecer de quarta-feira (22), mas a chuva continuará na Península da Flórida.
Brrr! ????
— NOAA Satellites (@NOAASatellites) January 21, 2025
Infrared imagery from @NOAA's #GOESEast (GOES-16) ????? shows a huge swath of blueish hues across much of the U.S. and Canada, indicating that the frigid temperatures on the ground rival those of the icy cloud tops. How can you tell the difference between the two? The… pic.twitter.com/dO99KAixkF
Fonte: ABC