Uma forte frente fria deve atravessar o Sul dos EUA e chegar à península da Flórida no domingo (19), trazendo ar extraordinariamente frio para a região. Com a chegada do frio, aumenta a expectativa de que a umidade se concentre ao longo da Costa Norte do Golfo do México. No entanto, é extremamente raro que a Flórida receba precipitações de neve, e vários fatores precisam se alinhar perfeitamente para que isso aconteça.
O principal ingrediente necessário para a neve é o ar frio no momento em que a precipitação começa a cair. Normalmente, no Sul dos Estados Unidos, não há frio intenso. Um impulso de ar ártico antes do desenvolvimento do sistema poderia criar as condições para neve e gelo no norte da Flórida no início da próxima semana.
O frio começará a atingir a península da Flórida a partir do dia 18 de janeiro. As temperaturas máximas em regiões da Flórida Central podem não passar dos 4°C na segunda-feira (20) .
No início da próxima semana, a umidade deve se formar ao redor do Texas e se deslocar para o Sul. Se o frio permanecer, parte dessa umidade pode se transformar em neve, chuva congelada ou granizo no norte da Flórida.
Neste estágio, os "modelos de conjunto" (ensembles) são as melhores ferramentas de previsão, pois combinam dados de múltiplos modelos com pequenas variações nas condições iniciais. Quando a probabilidade de um evento ser confirmado é alta na média desses modelos, a confiança de que ele acontecerá também aumenta.
Cerca de 20% dos membros desses modelos sugerem que uma polegada de neve pode ser possível no Panhandle da Flórida. Mesmo assim, eventos como esse são raros no estado, mas é provável que pelo menos flocos de neve ou pellets de gelo apareçam no norte da Flórida. Existe até uma chance, embora remota, de que ocorra granizo ao norte da rodovia I-4.
Fique de olho nas atualizações e se prepare para o frio!
Fonte: ClickOrlando