A Flórida é um estado bem conhecido pelos seus jacarés, que habitam muitas dos pântanos e zonas alagadas do estado. Apesar de sua aparência fofa, esses animais são extremamente perigosos. Embora raramente mordam pessoas, eles podem atacá-las por alimentação, já que são predadores oportunistas.
Desde 1948, a Comissão de Conservação de Vida Selvagem e Pesca da Flórida (FWC) registrou mais de 450 mordidas de jacarés em pessoas no estado, sendo 30 delas fatais. A FWC tem os ataques registrados até 2022, embora tenha havido dois ataques no ano passado — um em Largo e outro em Fort Pierce.
Dois dos ataques mais estranhos ocorreram em 2007 e 2019. Em ambos os casos, a vítima foi morta por um jacaré enquanto tentava escapar da polícia em vias navegáveis locais.
Alguns lagos da Flórida também apresentam mais risco do que outros, com o Lago Okeechobee e o Lago Orange sendo os mais infestados de jacarés no estado.
A melhor forma de se proteger de um ataque de jacaré é evitá-los completamente.
Para se manter seguro de ataques de jacarés, a Universidade da Flórida oferece estas dicas:
- Não alimente jacarés selvagens (é ilegal): Isso pode fazer com que os jacarés associem os humanos à comida e percam o medo natural das pessoas.
- Não jogue restos de peixe em lixeiras: Isso pode atrair jacarés à procura de um lanche fácil.
- Siga as orientações nas placas: Não nade em locais fora das áreas de natação sinalizadas.
- Nade durante o dia: Os jacarés são mais ativos à noite, então nadar durante o dia é provavelmente uma opção mais segura.
- Fique de olho em crianças e animais de estimação: Nunca permita que crianças pequenas brinquem perto da água sem supervisão e evite deixar seus animais de estimação muito perto da beira da água, pois eles podem se assemelhar às presas naturais dos jacarés.
Fonte: News6