Com a previsão de queda nas temperaturas do sul da Flórida até a manhã de quarta-feira (8), as iguanas também começarão a cair das árvores. Como já aconteceu em ondas de frio passadas, quando as temperaturas caem abaixo de 10°C, as iguanas aparentemente "congelam" no lugar.
Michael Ronquillo, especialista em remoção de iguanas, explica que isso ocorre porque o metabolismo desses répteis de sangue frio desacelera com o frio. “Elas sobem nas árvores para dormir, mas, uma vez lá em cima, ficam tão frias que perdem a aderência e começam a cair”, disse Ronquillo.
Há cinco anos, Ronquillo é proprietário da empresa Humane Iguana Control, especializada em controle e remoção preventiva de iguanas. Com o aumento das ligações, que podem chegar a até 30 por dia, Ronquillo sugere que os moradores tomem medidas preventivas, como contratar um serviço de embrulhar (wrapping) árvores.
"Quando você embrulha a árvore com um material plástico, a altura do embrulho fica na altura do peito. O que acontece é que, quando a iguana tenta subir, ela não consegue porque é muito escorregadio e não consegue se prender."
Ele também recomenda podar as árvores próximas à propriedade para evitar que as iguanas caiam na piscina ou no telhado.
Caso você se depare com uma iguana, Ronquillo aconselha chamar um profissional para removê-la, a menos que tenha experiência. "Não a leve para dentro de casa. Assim que o tempo esquentar, ela começará a se mover normalmente novamente."
"Se elas se sentirem encurraladas, vão se defender. Tentam bater com a cauda, que pode atingir até 48 km/h. Elas têm dentes e garras muito afiadas, então, se você não tiver experiência, não tente pegá-las", alerta Ronquillo.
Para mais informações sobre as iguanas caindo das árvores, consulte o guia informativo de Ronquillo.
Fonte: NBC