A primeira onda de ar frio do ano deve chegar à Flórida sem grandes avisos na sexta-feira (3) e pode durar bastante tempo. Esse fenômeno trará um dos invernos mais frios que a região central já viu nos últimos anos. O frio é impulsionado pela corrente de jato, uma "corrente rápida de ar" nos níveis superiores da atmosfera, que influencia o caminho e a intensidade dessas frentes. Cada "marcha" dessa corrente de jato permite que mais ar frio se instale sobre a região.
Flórida Central
Antes da frente fria, as máximas ficarão abaixo da média, com temperaturas ao redor de 18°C e mínimas de 4°C a partir de sexta (3). Já no sábado, o dia será frio e ensolarado, com máximas ao redor de 16°C e o ponto mais frio do fim de semana previsto para o domingo de manhã. As temperaturas poderão cair para os 3°C a 4°C nas primeiras horas, com possibilidade de geada. Durante a tarde de domingo, a temperatura deve subir um pouco, ficando por volta dos 21°C.
O frio mais intenso da temporada chega na segunda-feira (6). Antes disso, será um dia mais quente, com máximas entre 24°C e 25°C, mas algumas chuvas esparsas são possíveis. Depois da passagem da frente fria, as temperaturas devem cair cerca de 10°C a 12°C, com máximas previstas para ficarem entre 12°C e 14°C de terça-feira até o próximo fim de semana, e mínimas podendo chegar aos 0°C em várias localidades, com algumas áreas chegando até -6°C. Este será o período mais frio da região desde janeiro de 2018, quando a Flórida Central teve temperaturas abaixo de 15°C por seis dias consecutivos.
Sul da Flórida
Para o Sul da Flórida, o fim de semana também será mais frio, com temperaturas perto dos 10°C nas manhãs de sábado (4) e domingo (5) e máximas não ultrapassando os 21°C no sábado. No domingo, a máxima sobe para os 24°C, antes de um breve aquecimento na segunda-feira (6), com máximas chegando perto dos 27°C. O meteorologista Sammy Hadi, do Serviço Nacional de Meteorologia (NWS), alertou que a sensação térmica pode ser ainda mais fria, com temperaturas "sensação" chegando aos 4°C na região costeira e até 2°C mais frio em áreas mais distantes da costa. O risco de correntes de retaguarda nas praias será alto de sábado a segunda-feira, e um alerta para pequenas embarcações poderá ser emitido caso os ventos do norte mudem para o leste, agitando o mar.
O maior destaque será a chegada de um frio ártico na próxima semana, que pode durar até o dia 12 de janeiro. Esse sistema de frentes frias repetidas traz o potencial de temperaturas abaixo da média para a Flórida Central e Sul.
Fonte: ClickOrlando; Palm Beach Post