Macaco é avistado múltiplas vezes circulando por Volusia County
Ainda não se sabe se é o mesmo macaco ou se há mais de um
Moradores do lado oeste de Volusia County estão se deparando com avistamentos de macacos em várias áreas, gerando preocupação na região.
Especialistas alertam: mantenha distância se avistar um deles.
Um guia de turismo de Orange City filmou um macaco no início da semana enquanto estava no rio St. Johns. Depois, na quarta (11) e quinta-feira (12), um macaco foi visto em câmeras de segurança de casas em Deltona, subindo pelos quintais.
“Eu o vi vindo pela cerca e achei que era um gato. Tenho três gatos e então olhei para o corpo e pensei: ‘Uau, isso é realmente grande.’ Estamos falando de cerca de 1,20 metro de comprimento,” disse Evelyn Coira Arquette.
Arquette conseguiu tirar algumas fotos antes de correr para dentro de casa.
“Ele virou o rosto e me olhou, e eu não sabia o que dizer. Não sabia se ele viria para cá ou se ia pular. Comecei a dar passos para trás e corri para dentro,” contou.
A diretora da Escola Primária Timbercrest, em Deltona, também teve que enviar uma mensagem para os pais na quarta-feira (11), alertando sobre o macaco que foi visto correndo pela área de desembarque escolar.
Não está claro se todos os avistamentos são do mesmo macaco ou se há vários, mas a equipe do News 6 procurou especialistas para entender por que esses macacos estão aparecendo.
“Enquanto ele tiver acesso à comida, o que não deve ser difícil para um macaco que anda por nossos riachos e florestas, eles se saem muito bem,” explicou Kim Valenta, antropóloga da Universidade da Flórida.
Valenta acredita que se trata de um macaco da espécie macaco rhesus e que provavelmente vieram da área de Silver Springs, em Ocala.
“Os machos, quando são expulsos do grupo após atingirem a puberdade, começam a andar por aí, procurando outro grupo de animais não relacionados para se juntar,” disse ela.
Os macacos dessa espécie também podem carregar o vírus Herpes B, que pode causar danos cerebrais graves ou até a morte em seres humanos.
“Fique à distância e avise as autoridades competentes. Certamente, se houver qualquer tipo de contato, como precaução, porque não há cura nem vacina, é importante consultar seu médico,” alertou Valenta.
Além disso, é ilegal alimentar os macacos na Flórida.
O Florida Fish and Wildlife Conservation Commission (FWC) pede para que qualquer pessoa que aviste um macaco reporte online pelo site IveGot1.org ou ligue para o número 888-Ive-Got1.
Fonte: Click Orlando