Recall por E. coli afeta Walmart e outras lojas na Flórida, Califórnia e mais 5 estados

A preocupação é de que, embora todos os produtos já tenham passado da data de validade, eles ainda podem estar nas geladeiras ou freezers dos consumidores.

Por Lara Barth

A maioria dos produtos alimentícios incluídos no recall contém brócolis.

O mais recente recall relacionado ao surto de E. coli, que foi rastreado até cenouras, envolve quatro marcas, seis varejistas e sete estados, incluindo Flórida e Califórnia. A maioria dos produtos alimentícios incluídos no recall contém brócolis.

Assim como no primeiro recall, a preocupação é que, embora todos os produtos já tenham passado da data de validade, eles ainda podem estar nas geladeiras ou freezers dos consumidores.

Após um alerta da Grimmway Farms, produtora das cenouras que originaram o primeiro recall, a empresa californiana 4Earth Farms fez um novo recall de alimentos que podem estar contaminados com E. coli O121:H19. Todos os seguintes produtos, com datas de validade de 7 de setembro a 2 de novembro, devem ser descartados ou devolvidos à loja para um reembolso total. Além disso, qualquer superfície que tenha entrado em contato com os produtos deve ser bem limpa e desinfetada. Os produtos foram distribuídos em lojas da Flórida, Califórnia, Pensilvânia, Illinois, New Hampshire, Colorado e Minnesota.

Produtos afetados incluem:

Walmart:
- Marketside Broccoli Medley, embalagens de 340g e 907g
- Organic Broccoli Medley, embalagem de 340g
- Broccoli Stir Fry Medley, embalagem de 340g

Sprouts Farmers Market:
- 4Earth Farms, Broccoli Medley, embalagem de 340g

O.K. Produce:
- 4Earth Farms, Organic Broccoli Medley, embalagem de 340g

Albert's Organics:
- Wild Harvest, Organic Broccoli Medley, embalagem de 340g

UNFI:
- Wild Harvest, Organic Broccoli Medley, embalagem de 340g

Kennedy Produce:
- Grimmway Organic Carrots, sacos de 454g

De acordo com a atualização da FDA de sexta-feira (29), os números do surto permanecem os mesmos: 39 pessoas foram infectadas, uma das quais faleceu, e outras 15 foram hospitalizadas. Os números oficiais de surtos geralmente são bem menores do que o número real de infecções, já que muitas pessoas enfrentam os sintomas (febre, náusea, cólicas abdominais, vômito e diarreia) por quatro a sete dias sem procurar atendimento médico. No entanto, a E. coli O121:H19 é uma das formas de E. coli produtora de toxina Shiga, o que aumenta o risco de desenvolvimento de síndrome hemolítico-urêmica (SHU), uma forma de insuficiência renal que pode tornar o surto fatal.

Se você tiver dúvidas sobre este recall, entre em contato com a 4Earth Farms pelo telefone 855-918-1706, de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h30, horário do leste dos EUA.

Fonte: Miami Herald