Um novo estudo da Universidade de Miami revela que dezenas de condomínios e hotéis de luxo à beira-mar, ao longo da costa sudeste da Flórida, estão afundando a taxas inesperadamente rápidas.
O estudo identificou um total de 35 edifícios em Miami Beach que afundaram até três polegadas (aproximadamente 7,5 cm) entre 2016 e 2023. Entre os edifícios afetados estão ícones como as Surf Club Towers, Trump Tower III, Trump International Beach Resorts e o Ritz-Carlton Residence. Na verdade, cerca de 70% dos edifícios no norte e centro de Sunny Isles estão sendo impactados, segundo o estudo.
“Quase todos os edifícios na própria costa estão afundando”, afirmou Falk Amelung, geofísico da Universidade de Miami e autor principal do estudo, em entrevista ao Miami Herald. “É uma quantidade significativa”, completou.
Os dados também mostram sinais de afundamento nas áreas costeiras do centro de Miami, dos condados de Broward e Palm Beach.
Especialistas alertam que isso levanta uma série de questões sobre o desenvolvimento em ilhas-barreira vulneráveis. Será que esse afundamento é um sinal de que o aumento do nível do mar, causado pela emissão de gases de efeito estufa, está erodindo o calcário sobre o qual o sul da Flórida foi construído?
“É provavelmente um problema muito maior do que imaginamos”, afirmou Paul Chinowsky, professor de engenharia civil da Universidade de Colorado Boulder, ao Herald.
Fonte: Miami Herald; CBS