Na segunda-feira (2), a Guarda Costeira dos Estados Unidos descarregou mais de 16.100 libras (7.300 kg) de cocaína no Porto Everglades, depois que as drogas foram apreendidas pela tripulação do Cutter Hamilton, em colaboração com parceiros interagenciais e internacionais, conforme reportado pela WPLG-TV de Miami.
Oficiais da Guarda Costeira confirmaram, em um comunicado divulgado na terça-feira (3), que as drogas foram apreendidas em águas internacionais do Oceano Pacífico Oriental, ao largo da América do Sul e Central. O valor das drogas apreendidas foi estimado em cerca de $182,8 milhões.
De acordo com o comunicado, as equipes da Guarda Costeira frequentemente se deslocam para a "área de operações conjuntas do Comando Sul dos EUA, que inclui o Mar do Caribe e o Oceano Pacífico Oriental", com o objetivo de combater organizações criminosas transnacionais antes que elas possam acessar rotas de tráfico marítimo nessa região.
“Estou orgulhoso das nossas conquistas durante esse período de três meses e meio de missão”, disse o Capitão Justin Carter, comandante do Cutter Hamilton. “A equipe excepcional do Hamilton, com o apoio de um esquadrão de helicópteros da Guarda Costeira, demonstrou o maior profissionalismo, habilidade náutica e de voo ao executar essa importante e desafiadora missão no mar, em serviço à nação.”
Além das drogas apreendidas, seis suspeitos de tráfico também foram detidos e agora enfrentam processo judicial pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos. As identidades e nacionalidades dos suspeitos ainda não foram divulgadas.
Fonte: Click Orlando